tops 2010 | viagens

Fico bobo. Metade da minha faculdade quando volta das férias comenta a viagem para Paris, a temporada na Itália, e sem esquecer da passada rápida na Alemanha. Admiro. Já eu, não sou ryca nem nada – ir para a Região dos Lagos pode soar como um evento épico. 2010 ainda não foi o ano em que conheci a Europa, mas visitar lugares tão apaixonantes do Brasil – na companhia de amados amigos – foi especial o suficiente para tornar essas humildes viagens inesquecíveis.

 

# Flip 2010 [Paraty – RJ]

A Feira Literária de Paraty tornou-se evento obrigatório anual após a primeira ida ao evento. Mesas e entrevistas são programações fundamentais – e supreendemente prazerosas, quando, claro, os integrantes conduzem com clareza o assunto proposto –  que  ocupam boa parte do dia, reservando para a noite, bem, à noite eu voltava para onde estava alojado, mas não faltam bares e restaurantes na cidade. É claro que Paraty já seria um encanto por ela mesma – ainda que, há de convir, aquelas ruas não sejam o melhor lugar para caminhar. A cidade mais parece uma maquete em escala real, preserva suas marcas e arquitetura e a vontade é regressar alguns séculos e vivenciar a história do lugar. Senti-la, ao menos, é possível logo quando os pés alcançam o chão de pedra – esqueçam a dificuldade para caminhar, a experiência se complementa justamente aí [afinal, que outra sensação podemos vivenciar com tamanha semelhança da sociedade passada a não ser compartilhar o mesmo andar?]. Trago na memória Benjamin Moser e o licor de capuccino.

 

# Ouro Preto/Belo Horizonte [MG]

Há menos de um mês retornei de Minas com a sensação de que a vida precisa ser vivida. Clichê? Demais. Brega? Tão quanto. Mas não foi exatamente essa sensação, na verdade. Foi algo muito parecido com liberdade – se ela existe, creio que a experimentei por alguns dias. Porque a melhor coisa é acordar – ainda que num quarto assustadoramente bagunçado ou com uma ressaca infernal, a qual valeu a pena por todos os acontecimentos da noite anterior, que não vêm ao caso a fim de preservar minha reputação – e ter um dia inteiro numa cidade ainda a ser descoberta com a única obrigação de se divertir. A vida poderia ser assim. Sempre. Como não é,  relembro com um carinho e felicidade imensa a beleza imensurável de Ouro Preto e suas igrejas e ladeiras que muito exigiam mas sempre recompensavam, e a perdição – com as muitas Heinekens e ótimas músicas – e luzes de Natal de Belo Horizonte. Tão importante quanto, as incontáveis risadas dadas e compartilhadas com excelentes companhias.

  1. estava esperando esse post com ansiedade só pra poder me gabar dizendo que participei de tudo o que está escrito nele… xD
    2011 espero ser muito ryca pra fazer tudo de novo… e muito mais… né?!

  2. HAHAHAHA! Metade da minha faculdade também viaja pra Europa! “Ai, fiz um cuzeiro esse fim de semana!”
    Você estuda onde?

    Eu já fui pra Ouro Preto e é um dos lugares mais incriveis no Brasil. Você chegou a entrar em uma mina?

    Beijos ;*

  3. Pingback: Tweets that mention Receio de Remorso: tops 2010 | viagens -- Topsy.com

  4. Sou louco pra conhecer Paraty, e quero ir na Flip! Ó que coisa, fiz duas viagens esse ano também, acho. Uma delas foi pro rio, tenho essa mesma sensação que você teve vindo pra cá e pra OP quando vou no Rio, talvez por isso goste tanto da cidade, quer dizer, isso ajuda, né. Ainda fico um pouco sentido por ver como minha cidade foi colocada em segundo plano, nem fotinha teve dela, e a viagem era pra ser pra cá, humpf [sempre tenho que reclamar], mas ok. Espero que vocês, ou ao menos você, volte(m) ano que vem pra conhecê-la melhor, e que tenha mais viagens em 2011, tão boas quanto essas. Ah, um último adendo, vocês fizeram eu me sentir em BH quase do mesmo jeito que me sinto no Rio =)


Deixe um comentário

