stanley kubrick * 26/07/1928

O receio de remorso resolveu fazer jus à soberania dos maiores diretores que já estiveram entre nós. Se comentei que Bergman é um dos diretores favoritos deste blog, acrescento que Stanley Kubrick ocupa a primeira posição dessa predileção. Preciso agradecê-lo afinal, pois veio com Laranja Mecânica e De Olhos Bem Fechados – só entraria em contato com 2001: Uma Odisseia no Espaço anos depois, o qual considero o melhor filme do diretor  – a percepção que o cinema poderia ser algo muito além do que estava costumado a ver e sentir. Se gosto de cinema, Kubrick é o maior culpado.

Hoje, Stanley completaria 82 anos. E talvez seja o momento oportuno para relembrarmos momentos inesquecíveis de filmes que, sem dúvidas, fazem do cinema uma arte por excelência.

  1. É triste dizer que só vi dois filmes do diretor, Laranja Mecânica um dos meus filmes favoritos, e O Iluminado que eu precisaria rever para ter um ponto mais concreto … ou seja, não consigo formar uma opinião sobre o diretor.

  2. Ótimas imagens! Pra mim tá sendo Kubrick week essa semana, ainda vou rever 2001, e não vou tirá-lo do meu avatar, humpf! As melhores imagens do post pra mim, assim, das que eu mais gosto de seus filmes e tão no post: Lolita[linda, a-mo essa imagem], o cowboy no míssil, o osso de 2001, a cerimônia de De Olhos bem Fechados, e a melhor de todas EVER: o elevador de O Iluminado! a cena mais fantástica do filme, e talvez a mais fantástica de qualquer filme do Kubrick. Pena o Kubrick ter morrido tão cedo, tivemos pouco de um dos únicos cineastas que conseguiu materializar realmente o conceito de cinema.

  3. Kubrick também é meu diretor preferido, veja só! (Empatado com Billy Wilder – não consigo escolher um dos dois). Mas meus filmes preferidos do Kubrickão não são os normalmente citados: Full Metal Jacket e Paths of Glory. E essa cena de Paths of Glory que tá ali é maravilhosa. *lágrimas*

    Aliás, esse post me lembrou que ainda me faltam 3 filmes dele pra ver. Mas não sei se quero acabar com todos os Kubricks inéditos. Vou refletir sobre o assunto.

  4. não conhecia o “receio de remorso” (cujo nome adorei)! logo na primeira página me deparo com essas imagens SENSACIONAIS do mestre inconfundível kubrick (barry lyndon tá lindo ali). e ainda uma sitação sobre bergman (o diretor favorito da minha vida). vou ter que acompanhar e ler mais. rs


Deixe um comentário

