jake is back!

O último grande filme de Jake Gyllenhaal, o ator preferido deste blog – e deste blogueiro -, foi Zodíaco. E isso já tem 3 anos. Mesmo não apreciando o longa como a maioria, Jake, ao menos, estava nas mãos de David Fincher, e realizou seu melhor trabalho desde O Segredo de Brokeback Mountain. Nesse meio tempo, esteve no apagado O Suspeito e no criticado Entre Irmãos. Antes disso, a entrega marcante em Soldado Anônimo e no simpático, mas que ninguém se lembra, A Prova.

O início de tudo, entretanto, foi em O Céu de Outubro, em 1999, quando, ainda adolescente, protagonizou a história do menino que queria construir um foguete e não se dava bem com seu pai. Um bom começo, num filme cativante e agradável. E numa montanha-russa, com muitos altos e baixos, Jake vai da pequena obra-prima Donnie Darko para o bobo [que eu adoro, devo confessar] Jimmy Bolha. Anos depois, alcança uma pequena notoriedade com Vida que Segue – mais um filme regular para a carreira do ator – e popularidade definitiva no pipoca, sem sal, O Dia Depois de Amanhã. [E é quase surpreendente sua excelente interpretação em Brokeback Mountain, uma vez que até então, com exceção do longa de Richard Kelly, carecia de um trabalho com forte destaque.]

Conclusão: como perfeição é uma característica reservada para seres superiores, Jake não tem lá uma filmografia de encher os olhos, havemos de convir, mas apesar disso nunca esteve abaixo do satisfatório. Faltam bons projetos, faltam grandes papéis. Solução alcançada em Príncipe da Pérsia? Pelo visto, não. Além da recepção negativa da crítica, o longa de Mike Newell – e esse detalhe já não é animador – nunca me pareceu algo além de uma superprodução de Jerry Bruckheimer, pura diversão, efeitos visuais, sala de cinema lotada, dinheiro no bolso e amém.

Parece #fail? Parece. Mas quem consegue ignorar a presença de Jake Gyllenhaal com armadura de ferro e lutando sem camisa, né verdade? Se eu conseguir prestar atenção em Príncipe da Pérsia, resenha em breve. Enquanto isso, continuemos preocupados: o ator protagonizará o próximo filme de Edward Zwick. Medo.

Anúncios

  1. Engraçado, em Zodíaco eu gosto ATÉ do Jake, haha. Brincadeira, até admiro alguns trabalhos dele, já falei de Zodíaco, né? Donnie Darko e Brokeback Mountain também, mas mesmo nesse acho ele bem apagado diante do Heath. Enfim, no geral não acho ele um ator acima da média, nem um homem…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s