cinema 2009 | 10 melhores trilhas sonoras

Escolher apenas 10 trilhas – e colocar em ordem de preferência – foi uma tarefa quase abandonada. Difícil chegar numa conclusão do que é uma boa trilha, se deve levar em conta apenas seu resultado no longa – afinal, ela só existiu para preenchê-lo – ou ouvi-la pelo CD já é suficiente para uma avaliação.

Há os dois tipos na lista a seguir. Algumas tem mérito exclusivo por seu efeito no filme, outras soaram melhores ouvindo-as separadamente, mas nem por isso achei que deveriam ficar de fora. Já algumas, merecem ser reconhecidas em qualquer aspecto. Só precisavam se encaixar em duas regras:

– as trilhas deveriam ser de filmes lançados comercialmente no Brasil em 2009;
– apenas instrumental.

|

Sempre ao Seu Lado, por Jan A.P. Kaczmarek

Harry Potter e o Enigma do Príncipe, por Nicholas Hooper

Milk, por Danny Elfman

Coco Antes de Chanel, por Alexandre Desplat

Anjos e Demônios, por Hans Zimmer

Deixa Ela Entrar, por Johan Söderqvist

Up – Altas Aventuras, por Michael Giacchino

O Solista, por Dario Marianelli

Avatar, por James Horner

O Visitante, por Jan A.P. Kaczmarek

_____________________

Menções Honrosas

Foi Apenas um Sonho, por Thomas Newman
Inimigos Públicos, por Elliot Goldenthal
O Curioso Caso de Benjamin Button, por Alexandre Desplat
Lua Nova, por Alexandre Desplat

Anúncios

  1. A trilha de “Avatar”, apesar de ser boa, é uma cópia tão grande das outras trilhas de Horner, que eu nem consideraria tanto.

    De cabeça, eu citaria a trilha de Giacchino pra “Star Trek” também. E, nem conta pelas poucas faixas, mas eu ADOREI a trilha de Morricone para Bastardos.

  2. Não achei um absurdo a trilha de Benjamin Button não entrar, mas gosto dela, é uma boa trilha. Não sabia que a de Foi Apenas um Sonho era do Newman, vou ter que ver o filme o mais rápido possível agora, pra conferir a trilha. Das que estão na sua lista eu só conferi 4, de Milk, Up, Avatar e O Visitante, todas ótimas mesmo, ficaria muito na dúvida pra escolher a melhor, mas acho que a que mais serviu ao filme foi a de Avatar, a de Up também, mas a de Up não só serve ao filme como é a melhor coisa do filme.

    • Amenar, eu gostei da trilha de Avatar antes de ouvi-la no filme e desde já gostei muito. E ainda assim, durante a exibição, ela me impactou. Dos poucos trabalhos que conheço do Horner, não vi semelhança. De qualquer forma, a trilha cumpre com seu propósito. Também gostei da de Star Trek, mas não se destacou muito pra mim. E o Ennio só não entrou aqui porque, como disse, foram pouquíssimas faixas. []s! E obrigado pela visita.

      Lucas, todas ótimas trilhas. Slumdog tem muitas canções cantadas, mas funciona no filme. []s!

      Matheus, também gosto, mas com o passar do ano, vieram outras bem superiores. A de Foi Apenas Um Sonho ficou em 11, é uma trilha meio repetitiva, mas mas fica perfeita no filme. Me desconcertou. E não fale nada pra ninguém, mas sempre que o Kacz fizer uma trilha, a dele ficará em primeiro lugar. xD []s!

      O Estrangeiro, que ótimo! O Visitante foi um dos grandes filmes do ano e tem a trilha mais bonita também. Kaczmarek é incrível! []s!

      Luis Galvão, obrigado! Mas poxa, logo o meu preferido você não ouviu? Que ironia. hehe []s!

  3. Belíssimas escolhas! Eu adoro a trilha de “O Visitante”, mas foi uma das poucas aqui que ainda não peguei para escutar (só vi pelo filme mesmo). Nesse sentido, prefiro as de “Harry Potter”, “Avatar”, “Up” e “Milk”.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s