10 filmes da minha infância

Virei homenzinho, não ganho mais presentes e 12 outubro se transformou em apenas um dia sem aula na faculdade. Não há mais nada a ser comemorado. Aliás, nunca houve o que ser comemorado. É mesmo uma data que se resume em pais mais pobres e crianças mais felizes. O receio de remorso, porém, aproveita o dia de hoje para postar os 10 filmes que marcaram a infância deste blogueiro que não assistiu Os Goonies, Curtindo a Vida Adoidado e De Volta para o Futuro na Sessão da Tarde há alguns anos. Eu juro que esses filmes nunca passaram na minha televisão! Mas tive boas experiências, outras inesquecíveis, outras traumatizantes.

Vamos a elas. Feliz dia das crianças, amiguinhos! E não deixe de dizer quais foram os filmes da sua infância nos comentários.

|

exorcistaO Exorcista

Começo pelo mais traumático. Entre meu irmão, minha prima e eu, três crianças que não se separavam, eu era o mais novo, o mais bobão, o mais fácil de ser enganado. Chegaram com o VHS de O Exorcista informando apenas ser um filme de terror, nada de mais, e como desconhecia o significado do título, encarei a aventura. Resultado: meses e meses lembrando da Regan todas as vezes em que colocava a cabeça no travesseiro para dormir. A primeira noite após assisti-lo, passei em claro – no quarto dos meus pais, obviamente -, acordando minha mãe entre pequenos intervalos de tempo com medo da minha cama balançar e o demônio se apossar de mim.

operacaocupidoOperação Cupido

Confesso: Operação Cupido já foi meu TOP 1 de todos os tempos. Isso quando o assisti pela primeira vez, claro, há longos anos. Foi quando também torcia para ir a algum acampamento e encontrar um irmão gêmeo perdido e com ele unir novamente nossos pais. Hoje meu top 1 já não é mais esse, mas toda vez que passa no Disney Channel faço questão de assistir. E faz lembrar que a Lindsay Lohan também já foi uma criança fofa e normal.

ovoodonavegadorO Vôo do Navegador

Clássico do Cinema em Casa, marcou muita das minhas tardes em que não ia a aula. Acho que não é muito popular [ou é?], mas me lembro até hoje de algumas cenas com perfeição, daqueles bichinhos estranhos e de uma cena que eu morria de medo, na qual aparece o pai do menino envelhecido. Por qual motivo, eu não faço a menor ideia.

ToyStoryToy Story

Assisti a primeira animação computadorizada no cinema!, o que já seria razão suficiente para entrar na lista. Mas também comprei o VHS logo no lançamento, então aconteceu de não parar de assistir, decorar as falas, as músicas, que estão bem gravadas até hoje. Toy Story também foi uma grande influência: escrevi meu nome na sola do pé do meu boneco de Ultraman e fazia-o dormir ao meu lado.

showdown_in_little_tokyoMassacre no Bairro Japonês

Aqueles homens tatuados me amedrontavam. A primeira vez que assisti, o choro veio na sequência da sauna – até hoje não me esqueci -, onde ocorre um massacre, muito sangue, a água da piscina fica vermelha e por aí vai. O final também marcou, em que o vilão é preso numa espécie de roleta e começam a girar o rapaz. Uma coisa do tipo. Em toda exibição pela TV, o medo surgia, mas não deixava de assistir. Agora me pergunto por que meus pais deixavam eu ver um filme como esse.

monella_travessaMonella – A Travessa

Tinto Brass fez parte da minha infância. Isso para uma criança pode ser traumatizante. Mesmo sendo uma comédia-erótica – mais erótica do que engraçada -, a atendente da locadora deixou eu alugar Monella. Foi uma das primeiras vezes que vi cenas de sexo com forte erotismo, com direito a captura das partes íntimas. O problema é que já com um tempo de filme, meu pai chegou em casa  e mandou desligar imediatamente o vídeo-cassete – ainda assistia com a minha prima, o que agravava a situação. Em seguida, meu pai foi ter uma conversa séria com a atendente da locadora.

matildaMatilda

Até hoje é um filme que tenho um grande prazer em assistir, continuo achando divertido. A sequência em que Matilda invade a casa daquele monstro da escola me encheu de tensão. É engraçado como algumas cenas ficam bem registradas: ainda me recordo da fita vermelha da personagem principal presa na árvore. E que criança não gostaria de ter poderes como os de Matilda?

problem_child_2O Pestinha 2

Taí uma sequência melhor que o original. Não gostava do primeiro O Pestinha – e posteriormente, nem do terceiro -, mas essa continuação era um dos filmes preferidos da minha infância. O que o tornava tão divertido era a presença daquela garotinha loira infernizando a vida do Junior. E tudo terminava num casamento bizarro.

dolph-m77Mestres do Universo

Adoro! Ou adorava, não sei. A adaptação de He-Man para o cinema não vingou, mas quando eu tinha não sei quantos anos, achava uma obra-prima, além de gostar do desenho original. A sequência num salão de festas, onde uns monstros percorriam o casal principal, era a minha preferida. E só fui saber um dia desses que Frank Langella é o Esqueleto! Curiosidade que assusta: Dolph Lundgren em dois filmes da lista.

rei_leaoO Rei Leão

Deixei o melhor para o final. O Rei Leão não é somente um dos filmes da minha infância, mas um dos filmes da minha vida. Como eu disse lá no Cine Resenhas, foi minha primeira experiência no cinema e o precursor da minha coleção de VHS de desenhos Disney. Aliás, poderia fazer uma lista somente com os desenhos do estúdio. Todo mês, ia à loja com meu pai comprar um novo título. Foram muitos: Pocahontas, Mogli, Aristogatas, O Cão e a Raposa, O Corcunda de Notre-Dame, Aladdin e os 40 Ladrões e a lista segue. Porém, essa história é inigualável. Obra-prima.

  1. Bom, alguns dos seus fazem parte da minha lista também. Eu fiquei cerca de três meses com dificuldade de dormir por medo de ser possuído também, por causa de O Exorcista, que devo ter visto com 9 ou 10 anos, só não lembro de apelar pros meus pais hehe Assim foi com Pânico também, mas Pânico foi menos traumático. Toy Story eu fui ver já bem velho. Esse Massacre no Bairro Japonês eu via no inter cine, mas ele não me causava o mesmo que a você, achava o filme péssimo, mas sempre via, assim como os do Charles Bronson, era uma coisa meio guilty pleasure, achava muita coisa engraçada neles. Gostava dos dois Pestinhas, me cansei de vê-los. Matilda eu adorava, foi talvez o primeiro filme que vi com o Danny DeVito. Eu amava o desenho do He-Man! e achei o máximo quando descobri que tinha o filme em live action, mesmo achando o Dolph Lundgren um péssimo ator desde sempre, eu via e adorava. E O Rei Leão foi simplesmente o primeiro filme que lembro de ter visto, lá com meus 4, 5 anos, foi também a primeira vez que lembro ter chorado vendo algo, chorei copiosamente e fiquei com o filme forte na memória durante muito tempo. Com certeza acrescentaria Curtindo a vida adoidado, De Volta Para o Futuro, que nunca passaram na sua TV xD, Conte Comigo, Dirty Dancing, Ghost e Os Caça Fantasmas. Deu mais de 10, né? xD

  2. sem dúvidas que certos filmes marcam a nossa infância, e esse que você citou realmente são importantes para que hoje possamos gostar tanto da sétima arte…
    acho que meu top ficaria:
    1 Aladdin
    2 A Bela e a Fera
    3 Elvira, a rainha das trevas(com aquela cena no estilo flashdance e caindo penas, e o salto alto no meio da testa do vilão, muito booom!) – rsrsr
    4 A lagoa azul
    5 O Rei leão

  3. O EXORCISTA? KKKKK
    Até hoje um milhão de anos depois, eu ainda odeio ‘SENHOR WILSON’, nossa me irrita demais! Eu me recordo de muitos, Pocahontas, O Rei Leão, Os 7 Ninjas … O Cão e a Raposa foi o primeiro que me fez chorar … entre muitos outros.

    Club|Cinéfilo!

  4. Ótima sacada pra um post. ‘O Vôo do Navegador’ é um dos filmes da minha infância e eu só descobri pelo disco voador que eu vi nesse screenshot xD. E achava ‘Elvira – A rainha das trevas’ o máximo, por causa dos peitos dela uhahuauauhauh. ‘A Bela e a Fera’ foi o primeiro que eu vi no cinema. Na verdade, não vi porque achei chato e pentelhei minha mãe até a gente ir embora. Um que me deu medo foi ‘Entrevista com um vampiro’, mas o pior de todos era ‘Super Xuxa contra o Baixo-Astral’. Medo, muito medo. Outro que eu gostava bastante, mas não lembrava o nome (haja pesquisa) era ‘Convenção das Bruxas’… nuss, você tem ele? Pode me emprestar? xDDD… Posso continuar a lista com ‘Christine’, ‘O resgate de Jessica’, ‘Alligator’, ‘Vermes malditos’, ‘Esqueceram de mim’… vou parar por aqui, senão não acaba.

  5. matildaa!adoro!
    Toy story também, mas marcou depois de grande…
    os principais são ‘os Goonies’ (ainda choro de rir na cena do gordinho sendo torturado)… ‘a princesinha’, ‘jarim secreto’ (diziam que eu parecia com a garotinha =D), ‘a chave mágica’ e ‘Super Xuxa contra o baixo astral’ (pela visceral interpretação do Guilherme Karan, hehe)

  6. \o

    A ‘interpretação visceral’ do Guilherme Karan me tirou várias noites de sono tranquilo.

    Aproveitando pra falar que eu gostava de ‘Abracadabra’, não de ‘Convenção das Bruxas’ hehehe

  7. Jeff, que escolha curiosa … boa parte deles estão na minha lista.

    O pessoal citou Super Xuxa … eu sempre curti mais aquele dos trapalhões no espaço , meio star wars/duna.

    Os outros:
    – Goonies (vi ontem de novo … crássico)
    – Mulher Nota 1000 (Kelly LeBrook … minha eterna musa)
    – Elvira, a Rainha das Trevas (outra musa)
    – Mestres do Universo (eu gostava mesmo desse filme rs)
    – Te Pego Lá Fora (que roteiro inteligente … gosto até hj)
    – Férias Frustradas (a melhor utilização de Carruagens de Fogo da história [melhor que no filme original])
    – Exterminador do Futuro 2 (precisa explicar …)
    – Rambo 2 (o um é muito melhor, mas esse era meu favorito)
    – Falcão, o Campeão dos Campeões (eu virava o boné pro braço de ferro)
    – Indiana Jones e o Templo da Perdição (o primeiro é melhor … mais sundae de cérebro de macaco é fantástico).

    Menção honrosa:
    – De Volta para o Futuro (a melhor trilogia da história)
    – Rei Leão (Hakuna Matata !)

  8. Sério que você acha “O Pestinha 2” melhor que o primeiro e o terceiro? Já eu acho totalmente o contrário! Enfim, eu adorei a sua postagem! Acho sempre muito bom recordar da minha infância e dos filmes que me marcaram (e que obviamente me auxiliaram na minha construção de cinéfilo). Também adorei o fato de você se lembrar de “Matilda”, um filme simplesmente encantador! O meu favorito da lista é “O Exorcista”, mas ele não foi um filme que me marcou na infância. Deixa eu tentar lembrar daqueles que mais gostava:

    – “A Família Buscapé”: ficou meio sem graça quando revi há uns quatro anos atrás. Mas como eu adorava aquela família caipira!

    – Volúpia Sangrenta”: um dos meus filmes de vampiros preferidos. Até tentarei rever em algum dia desses.

    – “Babe – O Porquinho Atrapalhado”: esse dispensa comentários. Um dos filmes mais simpáticos e emocionantes de sempre!

    – “Elvira – A Rainha das Trevas”: como se esquecer da dança dos peitos?

    Outros: “Diabolique”, “Brinquedo Assassino 2”, “A Hora do Pesadelo 7”, “Missão: Impossível”, “Mudança de Hábito” e “Os Pássaros”.

  9. Gostei tanto de sua lista quanto de seus comentários!

    Neste caso, tenho um grande histórico com minha mãe. Ela nunca tratou sexo ou violência com banalidade, então eu via de tudo. “O Exorcista” nós pedimos na “pay per view” em sessão de meia-noite e aquilo me impressionou. Acho que eu tinha 10 anos. Foi na época da remasterização.

    “Operação Cupido” vi trocentas de vezes! AMO quando toca “Here Comes the Sun”! Não lembro se foi este “O Vôo do Navegador”, mas teve uma ficção-científica que me marcou nestes moldes. “Toy Story” é nostalgia pura. “Matilda” é irresistível! Minha irmã, hoje, adora. E “O Rei Leão”, bem, é perfeito.

    Comigo, fui marcado por “Space Jam”, aquele filme do Schwarzenegger com o Turbo Man que esqueci o nome, a série de “American Pie”, a série do “Pânico”… Teve também “Aladdin”! Foram tantos…

  10. “Meu primeiro amor” – adoro!! me identifico com a menininha do filme q achou q tinha um tumor, quando na verdade era só o peitinho despontando..huauhauha
    “Pequena Sereia” e “Aladin” – essas duas animações da Disney foram as mais assistidas.
    “Mudança de Hábito” – Oh Happy day!!
    “Os Batutinhas” – rendeu um falido clube de meninas que odeiam meninos.. afinal, eu nunca odiei mesmo!!
    “A princesinha” – vai dizer que nunca quis com o poder da mente fazer um banquete de verdade??

    acho q sao esses!
    bjoos
    sdd

  11. “O Último Americano Virgem”, “Angel” (aquele da garotinha que é CDF durante o dia e garota de programa durante a noite), “Footloose”, “Indiana Jones”, 007 com o Roger Moore, “Enigma do Outro Mundo” e “Exterminador do Futuro” foram filmes que marcaram a minha infância.

  12. galera alguem pode me ajudar tinha um filme q dava sempre no sbt quando eu era criança acho q a ultima vez que eu vi ele tem uns 12 anos eu nao lembro o nome se alguem lembra me aviza

    era assim uma familia se perdia numa floresta estranha e a caçula foi acolhida por um bichinho parecidos com aqueles que aparecem no star wors que deu hj no 10

    ela usava uma pulseira q tinha umas luzinhas que piscavam e quando alguem da familia dela morria umas das luzinhas parava de piscar

    era um filme meio tosto pscoderico mas gostaria muito mesmo de saber o nome dele

    por favor alguem me ajude :D


Deixe um comentário

