cobertura festival do rio 2009

festrio2009

Começa amanhã, dia 24, e segue até o dia 8 de outubro, a melhor época do ano para quem gosta de cinema e mora no Rio de Janeiro. A edição anual do Festival do Rio oferece uma programação de mais de 300 produções, entre curtas e longas metragens, dos segmentos, países e diretores mais variados. Este ano, além de Quentin Tarantino em carne e osso e seu Bastardos Inglórios encerrando a mostra, o público carioca poderá conferir em primeira mão títulos como Coco Antes de Chanel, Aconteceu em Woodstock, Tokyo!, Nova York, Eu Te Amo, Abraços Partidos, An Education e tantos outros que passaram pelos principais festivais do mundo. The White Ribbon, de Michael Haneke, vencedor da Palma de Ouro no último Festival de Cannes, é um outro bom exemplo do que não pode ser perdido.

Na programação, há também os longas que provavelmente nunca chegarão aos cinemas brasileiros em outro período e o Festival é a única chance de conferi-los. Ou ainda a oportunidade de [re]ver na tela grande filmes cultuados como Dançando no Escuro, de Lars von Trier, e alguns exemplares da filmografia da atriz Isabelle Hupert, comemorando o ano da França no Brasil. No meio de tudo isso, a Première Brasil é a mostra competitiva entre as produções nacionais. Concorrem obras dos cineastas Marcelo Gomes – em co-direção com Karim Aïnouz -, Eliane Caffé, Sérgio Bianchi, Beto Brant, dentre outros.

O receio de remorso fará um grande esforço – já que, infelizmente, as obrigações diárias não dão folga – para comentar brevemente todos os filmes conferidos no Festival do Rio. Sempre entre conquistas e frustrações, pois, se por um lado, Aconteceu em Woodstock já está garantido, por outro, posso começar a dar adeus a minha sessão de Bastardos Inglórios com o Tarantino sentado ao meu lado. Os ingressos para essa sessão, obviamente, se esgotaram em poucas horas.  Mas ainda ficarei de plantão na porta do cinema em busca de meu DVD de Kill Bill autografado. E, conseguindo ou não, também dividirei a experiência por aqui.

Até mais e bom Festival para todos.

Anúncios

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for cobertura festival do rio 2009 « [receioderemorso.wordpress.com] on Topsy.com

  2. Que inveja. Aqui em Recife também tem o CinePe, mas nunca passa filmes em rpimeira mão, e eu quero muuuito vê “Aconteceu em Woodstock”, começei até a ler o livro rsrsrs. e todos os outros títulos de pré-estreia. Vou ter que esperar um pouquinho a mais.

  3. Jeff, fiquei sabendo que, na verdade, os ingressos para a sessão de “Inglórios Bastardos” se esgotaram em vinte minutos! Quentin Tarantino não é para brincadeira – aliás, fale para ele que eu mandei um abraço!

    Passarei por aqui para ver as suas experiências no Festival do Rio. Espero que veja ótimos filmes e que possa compartilhar conosco os resultados com as suas sempre excelentes críticas.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s