top filmografia | tim burton

timburton2

Pensei que Tim Burton tivesse filmes melhores… Constatação triste, essa que tive após terminar sua filmografia [apenas os longas-metragens para cinema]. Mas minha admiração ao diretor não diminuiu, pois, apesar de tudo, Burton sabe contar histórias, sabe criar uma outra realidade como poucos no cinema atual e fazer o espectador adentrar num universo quase sempre atípico. O problema é que nem sempre este mundo consegue despertar grande interesse – sua filmografia contém desde filmes excelentes até outros bem questionáveis.

Apesar de sua famosa e bem-sucedida parceria com Johnny Depp [Alice no País das Maravilhas, que estreia ano que vem no Brasil, é o sétimo encontro com o ator], seu maior companheiro é Danny Elfman. O compositor o acompanha desde seu primeiro longa e, com exceção de Ed Wood [se alguém souber o motivo de sua ausência deste trabalho, favor deixar nos comentários],  sempre assinou a trilha sonora de seus filmes. É notável o quanto suas composições são indispensáveis para que Burton crie o clima desejado para suas histórias e,  mais ainda, como seus instrumentais tornam ainda mais inesquecíveis as cenas criadas pelo diretor – ou é possível recordar Winona Rider dançando sob o gelo em Edward Mãos de Tesoura sem o fundo musical de Elfman?

Ainda que não assine nenhum dos roteiros de seus filmes e apenas crie os personagens e a história de alguns, a questão é que é fácil reconhecer um filme que leva o nome Tim Burton nos créditos. E diretores autorais no cinema atual não são seres tão comuns…

Abaixo segue o meu top com comentários breves e objetivos sobre cada longa. Podem jogar pedras, me xingar, porque, ao que tu indica, a posição de alguns filmes na lista vão contra o senso comum. Mas a lista é minha, podem falar o que quiserem. hoho E falem sim. Fiquem também à vontade para deixarem seu top nos comentários.

|

#13 | As Grandes Aventuras de Pee Wee [Pee-wee’s Big Adventure, 1985] – Pee wee é um personagem bem irritante. E acompanhar as “grandes aventuras” de um personagem bem irritante torna-se uma experiência também irritante. Tem lá seus momentos engraçadinhos, mas é um filme sem a cara de Burton. 6,0

#12 | Batman – O filme [Batman, 1989] – Só fui conferir depois dos longas  do Nolan e acho que isso influenciou. Pois Batman com aquele cinto de utilidades e aquelas arminhas – e ainda mais na pele do Keaton – parece coisa de criança. Nicholson e o visual são as maiores qualidades do filme. 6,0

#11 | Os fantasmas se divertem [Beetlejuice, 1988] – Tem a cena hilária do jantar, a ótima interpretação do Michael Keaton – que me surpreendeu imensamente – e do elenco em geral e uma premissa não tão original que gera um bom filme. Começa muito bem, mas particularmente não me agrada o rumo que a história vai levando – o clímax então acho uma bagunça. 6,5

#10 | Planeta dos macacos [Planet of the Apes, 2001] – Não assisti o original, então se foi uma refilmagem relevante não posso dizer. Tem seus momentos bons – as primeiras cenas no planeta primata, por exemplo – e um ótimo trabalho de maquiagem e de direção de arte. Tirando isso não resta quase nada. 6,5

#09 | Peixe Grande e suas histórias maravilhosas [Big fish, 2003] – Preciso rever. Não gosto de usar esse argumento [por simplesmente encerrar a discussão], mas meu problema com Peixe Grande se limita a uma questão pessoal: toda aquela fantasia não me despertou nada. Gosto da escolha do Ewan McGregor para o papel principal e, mais uma vez, destaco o visual – que, se tratando dos filmes do Burton, é um ponto sempre pertinente. 6,5

#08 | A fantástica fábrica de chocolate [Charlie and the chocolate factory, 2005] – Como já comentei num outro post, o desfecho não me agradou. A intenção foi boa, mas acho aborrecido tudo o que Burton acrescentou à história do filme de 1971, como o passado do Willy Wonka e o tom mais dark – apesar do Wonka de Depp ainda conseguir ser irresistível. Se não fosse o visual e as músicas, seria pior. 7,0

#07 | Marte ataca! [Mars Attacks!, 1996] – Ver um monte de E.T.s bizarros colocando os EUA de cabeça para baixo é antológico. Burton fez o filme de invasão alienígena mais atípico que já assisti – e sua visão do tema é a maior qualidade do filme. Vai ficando meio gratuito no final, mas foi muito divertido até então. 7,0

#06 | A lenda do cavaleiro sem cabeça [Sleepy Hollow, 1999] – É uns dos filmes que tem mais a cara do Burton, em todos os aspectos, desde a história, o visual, o elenco, a trilha, o clima… Talvez com uma revisada até suba de posição – assisti há um bom tempo. 8,0

#05 | Batman – O retorno [Batman Returns, 1992] – Incrível como a continuação superou o original, talvez por Batman ser quase um coadjuvante desta vez e ceder espaço para personagens mais atraentes como Mulher-gato. DeVito é sempre meio mala, o que, neste caso, tornou seu Pinguim uma figura ainda mais repulsiva. 8,0

#04 | Ed Wood [Ed Wood, 1994] – Geralmente é o top 1 da maioria dos cinéfilos. Eu gostei bastante, mas nem passou pela minha cabeça colocá-lo no topo. A encarnação de Depp do diretor de filmes B é o maior atrativo do filme – o qual, confesso, não foi visto da melhor maneira. 8,0

#03 | Sweeney Todd – O barbeiro demoníaco da Rua Fleet [Sweeney Todd: The demon barber of Fleet street, 2007] – Sweeney Todd é um filme que eu gosto mais a cada vez que assisto. Na primeira, achei a cantoria excessiva, mas na segunda tudo fluiu melhor, a ponto de colocá-lo na terceira posição do top. Tecnicamente é impecável e o final mais marcante dos filmes da lista. 8,5

#02 | A noiva-cadáver [The Corpse Bride, 2005] – Situa-se facilmente entre as melhores animações recentes – e particularmente, prefiro esse a O Estranho Mundo de Jack. O tratamento dado a cada mundo [dos vivos e dos mortos] é genial e as canções são bem divertidas. Mais uma história que só poderia ser gerada por Burton. 9,0

#01 | Edward Mãos de Tesoura [Edward Scissorhands, 1990] – Além de  uma questão muito pessoal – um dos filmes que marcaram minha infância -, é uma fábula que vai desde o humor mais ingênuo até momentos encatadores.  O filme é capaz de me despertar as mesmas sensações a cada vez que o assisto. É a melhor trilha sonora do Elfman e o melhor trabalho do Depp. Só poderia então ser o melhor filme do Burton. 9,5

  1. Também não sou um grande fã do realizador. Mas para mim Eduardo Mãos de Tesoura não é só o seu melhor filme, como um dos maiores clássicos de sempre…

    Quanto a Big Fish também gostei bastante.

  2. Gostei do seu top, ainda que o meu ficaria um pouco diferente desse (inclusive até fiz um top 10 no meu blog antigo). Acho que ficaria assim:

    1- Edward Mãos de Tesoura [9.5]
    2- Ed Wood [9.0]
    3- A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça [8.5]
    4- Os Fantasmas Se Divertem [8.5]
    5- A Noiva Cadáver [8.0]
    6- A Fantástica Fábrica de Chocolate [8.0]
    7- Sweeney Todd [8.0]
    8- Batman [8.0]
    9- Peixe Grande [7.5]
    10- Marte Ataca! [6.5]

    O único que não gosto do diretor é “Planeta dos Macacos”. Não lembro (quase) nada de “Batman – O Retorno” e não vi ainda “As Grandes Aventuras de Pee Wee”.

  3. Meu Top 5 do Burton ficaria assim:
    1) Ed Wood
    2) Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
    3) Edward Mãos de Tesoura
    4) A Noiva Cadáver
    5) Sweeney Todd

    Não me ocorreu como ficariam os outros, dispostos num Top 15.
    Abraço!

  4. Acho este um “autor” do cinema. E é difícil achar desses… Um diretor singular, sem dúvida.

    Acho que, dos que eu vi, ficaria assim:

    1)Edward Mãos de Tesoura
    2)Sweeney Todd
    3)Ed Wood
    4)A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
    5)A Fantástica Fábrica de Chocolate
    6)A Noiva Cadáver
    7)Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
    8)Batman – O Retorno
    9)Batman
    10)Planeta dos Macacos (sendo que não gosto desse…)

    Ciao!

  5. O Tim Burton, pra falar o portugues claro é F… rsssss

    Adoro todos os filmes dele, acho incrivel como ele recria mundos diferentes mas sempre mantendo seu estilo.

    Abraços!!!

  6. Nossa, gostei bastante das suas observações tecnicas, mas como sei que as sensções que o Edward mãos de tessoura te proporcionaram na infância, teve influência para que você o colocasse no topo, damesma forma Peixe grande pra mim, é o melhor do Tim burton.
    Primeiro que adoro Realismo fantástico e segundo que o filme mexe de uma forma significativa comigo.
    Na sequência sem dúvida nenhuma o Seewney todd, Que me surpreendeu bastante principalmente por se tratar de um Musical, de terror. (Rs!) e enfim, na minha lista em terceiro lugar ficaria Edward mãos de tesouras. Divinamente perfeito.
    Não sei mas talvez meu critério de avaliação seja diferente, avalio muito por gêneros, o que em Realismos fantástico Tim burton ficará sempre no topo.
    Mas gostei bastante dos seus comentários.

  7. Achei essas criticas puro achismo seu…super pessoal, nada técnico…não percebi conhecimento na questão do cinema em si…isso que vc escreveu eu e qualquer um escreveria…
    Critica não é achismo…não é a sua opinião pessoal…
    Eu pessoalmente adoro o trabalho de Tim Burton, adoro a dualidade que ele expoe..desculpa falar o que eu pensei mas não vi respeito a pessoa talentosa e genial que é Tim Burton, não vi analises significativas…vc tem jeito pra coisa soh falta deixar de lado suas questões pessoais…

    • Deise, leu a primeira frase do último parágrafo do texto? Transcrevo-a aqui: “Abaixo segue o meu top com comentários breves e objetivos sobre cada longa.” Ou seja, não são críticas, são apenas uma brevíssima justificativa para “justificar” a nota e a posição no top. Agora, de fato, estou para descobrir como avaliar um filme, como fazer uma crítica deixando de lado minhas questões pessoas. Como faz? Obrigado pela visita. []s

  8. A unica coisa que eu realmente consegui tirar de conclusão lendo o seu post é que você precisa estudar mais sobre a vida dele antes de falar algumas coisas, enfim…

    Bons estudos.

  9. ola meu nome e estrela tenho 22 anos , sou apaixonada por este direto de filmes que esta ai na foto , ele e de mais mesmo tenho uma grade admiração por ele vou conta um dos meu maiores sonhos e fazer um park temático só com os filmes dele cada filme um tema seria muito legal as pessoas entrarem no park e da de cara com a fantástica fabrica de chocolate e poder entra , ou entra no castelo de Edward mão de tesoura seria bem legal e se agente pode-se entra na terra da imaginação de Alice no mundo dela seria muito legal então e isso um park temático so dos filmes de Tim Burton bjs fui


Deixe um comentário

