filmes do mês | abril 2009

Say hello to my little friend!

"Say hello to my little friend!"

Digamos que quase todos os filmes listados aí embaixo eu já quis muito ver alguma vez na vida, com exceção dos lançamentos – claro! – e Sicko, que nunca me chamou atenção. Michael Moore que não me desperta curiosidade… Não despertava, pois seu documentário sobre o sistema de saúde norte-americano foi uma surpresa das grandes – chorei o filme inteiro hehe. Felizmente, a maioria dos longas receberam sinal verde e o saldo geral foi um mês importante em nomes [só dar uma olhada nos diretores] e de qualidade. Quase tive um ataque na cena final e na do hotel em Scarface – entre as melhores coisas já vistas num filme -, que me deu uma nova missão aqui na Terra:  ver tudo do De Palma. Ganhei uma nova paixão também, a qual estava em processo de desenvolvimento e apenas foi concluída ao assistir Cleópatra. É, falo da Elizabeth Taylor, o principal fator de não tornar quatro horas de filmes cansativas. Fiquei muito surpreso com dois filmes em particular: Igual a Tudo na Vida, do Allen, pois me agradou muito mais que imaginava, e Perdidos na Noite, que me agradou muito menos que imaginava [resenha em breve]. Os lançamentos, portanto, não foram dos mais memoráveis. Os destaques ficam por conta de Ninho Vazio e Sinédoque, Nova Iorque, com uma nota que representa minha primeira impressão, confusa, do filme. No mais, Sergio Leone fez merda no início da carreira, Honoré já é um dos meus diretores favoritos, PTA e Hichcock ocupam um lugar definitivo no Olimpo, mas isso todo mundo já sabe.

negrito: lançados no Brasil em 2009

Faltou Pouco

9.5 | Boogie Nights – Prazer Sem limites [Paul Thomas Anderson, 1997]
9 | Scarface [Brian de Palma, 1983]

Quase lá

8.5 | Sicko – S.O.S Saúde [Michael Moore, 2007]
8.5 | Cleópatra [Joseph L. Mankiewicz, 1963]
8 | Batman – O Retorno [Tim Burton, 1992]
8
| Igual a Tudo na Vida [Woody Allen, 2003]
8 | Marnie – Confissões de uma ladra [Alfred Hitchcock, 1964]

No caminho certo

7.5 | Ninho Vazio [Daniel Burman, 2008]
7.5 | Poltergeist [Tobe Hooper, 1982]
7.5
| Sinédoque, Nova Iorque [Charlie Kaufman, 2008]
7.5 | Todos Contra Léo [Christophe Honoré, 2002]
7 | A Vida Secreta das Abelhas [Gina Prince-Bythewood, 2008]
7 | Perdidos na Noite [John Schlesinger, 1969]

Alerta!

6.5 | Os Fantasmas se Divertem [Tim Burton, 1988]
6.5 | Watchmen – O Filme [Zack Snyder, 2009]
6 | O Mágico Inesquecível [Sidney Lumet, 1978]

Zona de Risco

5 | Os Últimos dias de Pompéia [Sergio Leone e Mario Bonnard, 1959]

Total de filmes | 17
  1. Também gostei muito de “Sicko”, apesar de preferir os outros do diretor. Já vi umas três vezes (como sou da área de saúde, os professores adoram passar esse documentário) e me emocionei em todas. Fiquei surpreso com a nota para “Perdidos na Noite”, mas ainda não vi esse filme. A cotação de “Boogie Nights” abaixo é pelo pouco que me recordo do filme:

    9 | Boogie Nights – Prazer Sem limites [Paul Thomas Anderson, 1997]
    8 | Sicko – S.O.S Saúde [Michael Moore, 2007]
    4 | Cleópatra [Joseph L. Mankiewicz, 1963]
    8 | Ninho Vazio [Daniel Burman, 2008]
    8 | Poltergeist [Tobe Hooper, 1982]
    8 | Os Fantasmas se Divertem [Tim Burton, 1988]

    • VINÍCIUS: Do Moore só vi Sicko e 11/09 – prefiro o primeiro. Em breve postarei minha opinião sobre Perdidos na Noite, mas também fiquei surpreso em ver que o filme não é nada extraordinário. Mas veja, veja! Nossa, 4 para Cleópatra??!! Por que, Vinni? Chato, cansativo? E que nota alta para Os Fantasmas se divertem. hehe []s!

      ROBSON: Gostei demais do prólogo do filme, mas no geral só tem um visual interessante [por vezes, muito carregado] e acho que perde muito a medida que se desenvolve, sem contar a longa duração. E vou te dizer, Robson: deveria realmente sentir vergonha. haha! Brincadeira. []s!

  2. Bom, já que meus elogios não tem credibilidade nenhuma por aqui (vide “boogie nights” e “esse blog não morreu”), deixa eu criticar.
    Preferia o banner antigo, esse novo ficou muito sem graça.
    Acho que o senhor está ficando cada vez mais desajustado, não é possível que Poltergeist, Sinédoque e Perdidos na Noite sejam piores que Batman – O Retorno. Tira mais meio de Boogie nights, pela péssima atuação do Mark e por aquele penis protético horroroso no final.
    Sua generosidade às vezes extrapola alguns limites, 6,5 pra Watchmen, sério? esses 6,5 foram pra que? pra trilha e pra sequência inicial? O Mágico Inesquecível do Lumet, que parece ser uma bomba, deve ser melhor. Agora o pior: co-mo assim 6,5 pra Os Fantasmas se Divertem? Ficou louco? Tomou substâncias ilícitas? É um dos meus favoritos do Tim Burton, o filme é demais. Foi pra despertar minha fúria, assim como o caso de Morangos, né? só pode.
    Nessas palavras você acredita? Se não, desisto de comentar aqui, e me comparar com sua mãe foi o fim.. ahuHuhUAhuahua Minha sinceridade já me custou, e me custa caro até hoje, mas não abro mão dela nem por você, sinto muito hehe
    [modochatomaisqueonormal: off]
    Tirando o excesso de exagero, esse coment tem parte de verdade, só não vou dizer q parte é essa =p
    E espero que o blog não morra mesmo, pq até dá pra ler [hihi]. Sei que é difícil mantê-lo, mas acredito que seja gratificante, deve valer o esforço, não?

    • MATHEUS: hahahaha! Será que respondo no mesmo tom ou nem respondo? xD Ai, essa parada de nota é meio complicado. Prefiro não comparar um filme com o outro ao dá-la, senão a coisa complica demais. Mas Batman – O Retorno é bem bom, não? E por favor, se limite a falar dos filmes que já viu. xD The Wiz tem momentos ruins e apesar de não querer vê-lo novamente, merece a nota. Eu farei um top dos filmes do Burton, aí você comenta melhor sobre os longas dele, já que “dá pra ler” né? E sim, é muito gratificantes ler comentários como os seus, apesar de tudo. hoho []s!

      PEDRO TAVARES: Sim! \o/

      WEINEIR: Nossa, apenas uma nota igual! E olha que a gente costuma ter opiniões parecidas… 5,5 para Igual a Tudo na vida?! =/ Bem, postarei um comentário sobre Midnight, aí você me explica esse 9,5 para o filme. hehe []s!

  3. Jeff, meu caro, minhas notinhas:

    8.5 | Boogie Nights – Prazer Sem limites [Paul Thomas Anderson, 1997]
    8 | Scarface [Brian de Palma, 1983]
    7 | Sicko – S.O.S Saúde [Michael Moore, 2007]
    7.5 | Cleópatra [Joseph L. Mankiewicz, 1963]
    7.5 | Batman – O Retorno [Tim Burton, 1992]
    5.5 | Igual a Tudo na Vida [Woody Allen, 2003]
    8 | Marnie – Confissões de uma ladra [Alfred Hitchcock, 1964]
    8 | Poltergeist [Tobe Hooper, 1982]
    NÃO ME ATREVO A COTAR ISTO AINDA | Sinédoque, Nova Iorque [Charlie Kaufman, 2008]
    9.5 | Perdidos na Noite [John Schlesinger, 1969]
    6 | Os Fantasmas se Divertem [Tim Burton, 1988]
    7 | Watchmen – O Filme [Zack Snyder, 2009]

    Abraços!

  4. Nossa, vi poucos dessa lista! kkkkk
    Mas já tem alguns aqui na listinha de espera. =D
    Só vi…

    10.0 | Boogie Nights – Prazer Sem limites
    8.0 | Batman – O Retorno
    7.0 | Watchmen – O Filme

    E btw, tb vi 17 filmes esse mês! =)

    • MARCEL: Eu também vi pouquíssimos da sua, não se preocupe. hehe Legal 10 pra Boogie Nights! É, notas quase parecidas. ^^ []s!

      SHAUN RED: Beleza. =D Acho que foi a atuação do Pacino que eu mais gostei. Como amo aquela cena final – você não ideia. hehe PTA não é o cara, é deus. xD []s! Valeu a visita.

      VINÍCIUS: Assim, eu acho 4 horas para um filme realmente algo questionável, mas incrível que o filme terminou e eu não estava nem um pouco cansado. Achei realmente bom de ver. Isso não aconteceu com Lawrence da Arábia, esse sim um porre!

      LEONARDO: Ai, não vê filme, fala mal de Keane… Ai se não fosse meu amigo… []s!

  5. Dae cara, blz???

    Cara, eu não sou muito fã de Scarface, mas o Al Pacino destrói no filme mesmo.

    Dos filmes que vc viu sem dúvida o meu preferido é o Boggie Nights. PTA é o cara, basicamente!!!

    abraços

  6. Hehehe, acho que “Cleópatra” é o filme antigo mais chato que já vi, quase que não consigo chegar ao final após tanto tédio!

  7. Jeff, acho “Cleópatra” bem mais porre que “Lawrence da Arábia”. O problema do filme de David Lean é excesso de estima (onde já se viu ser o sexto melhor filme americano?). Mas a qualidade do conjunto é incontestável.

  8. E “Igual a Tudo na Vida” é um dos piores filmes de Woody Allen, talvez não pior que “Scoop”, mas bem próximo.

  9. 7.0 | “Boogie Nights”
    10.0| “Scarface”
    7.5 | “Batman – O Retorno”
    5.5 | “Igual a Tudo na Vida”
    6.5 | “Marnie”
    7.0 | “Poltergeist”


Deixe um comentário

