músicas do cinema #1

Mais uma série para o receio de remorso. A idéia não é [nada] original, outros tantos blogs de cinema já a aderem, mas a vontade de inseri-la também aqui tem me acompanhado há bastante tempo. Porque além de lindas imagens  – que estão em outra seção do blog – o cinema oferece da mesma forma músicas inesquecíveis. É a vez de compartilhar as minhas favoritas.

Escute, Jesus, para o aviso que lhe dou
Por favor, lembre-se que eu quero que nós vivamos
Mas é triste ver nossas chances
Enfraquecendo a cada hora

“Heaven On Their Minds”, por Carl Anderson
| Jesus Christ Superstar [1973]

Por algum motivo que hoje não faço a menor idéia, já cheguei a titular Jesus Cristo Superstar como “o pior filme que assisti na vida”. Fui obrigado a assisti-lo novamente um tempo depois, apesar da enorme hesitação, e foi o suficiente para enxergar o quanto estava equivocado [maluco, para ser mais preciso] e o quanto o musical criado por Andrew Lloyd Webber e Tim Rice é fantástico, me tornando mais um admirador da história reveladora de um Jesus mais humano e um Judas que, antes de tudo, foi um amigo próximo do Messias. Em 1973, o diretor Norman Jewison levou o musical às telas entregando um exemplar que situa-se entre os melhores do gênero. Sua visão como diretor contribuiu para isto, obviamente – a versão para a tevê realizada em 2000 já não me agrada tanto -, mas as excelentes músicas que predominam todo o longa são os principais fatores para seu sucesso. “Heaven On Their Minds”, a melhor dentre todas as canções, inicia a obra deixando claro a perspectiva mais racionalista dada à trajetória de Jesus a partir das indagações de Judas, aqui interpretado por Carl Anderson, de voz perfeita, capaz de expressar em cada tom [e ele passeia por todos] os conflitos do personagem. Um filme diferente e, musicalmente falando, maravilhoso.

  1. Jeff, eu ainda não assisti “Jesus Cristo Superstar”, mesmo adorando filmes musicais. Há um tempo atrás estava pegando alguns filmes do Norman Jewison nas locadoras, mas acabei me esquecendo deste. Quando eu chegar em casa eu vejo o vídeo.

  2. O que me irrita nesses filmes sobre Jesus Cristo é o fato de serem tão visualmente pobres, rs. Culpa de Jerusálem!

    Mas eu gostei da música, um dia vou alugar!

  3. Hahaha, eu continuo achando “Jesus Christ Superstar” MUITO chato, uma daquelas sessões que eu me arrependo profundamente. Mas claro, tudo pode mudar com uma revisão – bem como ocorreu com você. Mas a parte musical é boa mesmo…

  4. Nunca vi este filme =(
    Mas morro de vontade. Esses dias quase comprei rsrsrs.

    E teve uma moça do American Idol que cantou a canção “Jesus Christ Superstar” e foi tãããão legal ^^

    Abs!

  5. CAAARA, eu NÃO conhecia esse filme, juro! Se já tiver ouvido falar, foi há zilhões de anos atrás. Fica de dica, né? Embora não me pareça uma coisa muito boa de se assistir…


Deixe um comentário

