oscar 2009 | melhor ator

Categorias já comentadas | Melhor Canção Original | Melhor Figurino | Melhor Mixagem e Edição de Som | Melhor Direção de Arte | Melhor Maquiagem | Melhor Montagem | Melhor Fotografia | Melhores Efeitos Visuais | Melhor Trilha Sonora | Melhor Filme de Animação | Melhor Roteiro Original | Melhor Roteiro Adaptado

oscar_ator

Minha categoria favorita do ano, a mais disputada e acertada pela Academia. As quatro melhores atuações masculinas da temporada foram lembradas, mas a disputa se concentra em dois grandes atores do cinema atual: Mickey Mouse Rourke e Sean Penn. O Lutador é um filme que exige muito de seu ator principal, e refiro-me tanto ao aspecto físico como à capacidade de interpretação. É o papel da carreira de Rourke, não somente pela semelhança que possui com o personagem, mas devido a força e degradação que é capaz de revelar com seu corpo, falas e gestos. Um trabalho que soma ao aspecto naturalista que Aronofsky insere na obra e atinge o espectador com seu realismo, pois não existem máscaras e economias, tudo é cruel e visceral. Provavelmente, será a melhor atuação masculina de 2009. Sean Penn é sempre perfeito. Levante a mão quem já viu uma atuação ruim do ator, por favor. É o melhor ator em atividade [Johnny Depp fica um pouquinho atrás] e, como era de se esperar, não decepciona em Milk – A Voz da Igualdade; pelo contrário, é o melhor que o filme tem a oferecer. Com uma atuação nos moldes preferidos da Academia, o ator reencarna o político Harvey Milk de maneira sensível, sabendo dosar seu lado mais intimista e o ativista com perfeição. Por mais que o roteiro não me agrade, Penn é capaz de criar uma pessoa envolvente e tocante ao inserir paixão numa figura política. Mas por uma pequena diferença [provavelmente por conta do filme], prefiro ainda Richard Jenkins com sua atuação contida, que revela muito de seu personagem em The Visitor recorrendo apenas a uma expressão física, sem precisar de palavras. É uma atuação no ponto, precisa, que revela as transformações vividas pelo personagem sempre de modo sutil e natural. O resultado é lindo justamente por sua simplicidade. Há um plano fechado no rosto de Frank Langella no terceiro ato de Frost/Nixon que exemplifica o peso conferido pelo ator ao personagem. Suas feições, o modo como aplica o humor do texto e a cena do telefone já fariam valer a indicação. Acontece aqui algo semelhante ao que comentei anteriormente sobre o Sean Penn: Richard Nixon não é visto como um governante típico e, ainda que saibamos suas atitudes na política estadunidense, não elimino a possibilidade de uma simpatia por parte do espectador para com o personagem. Brad Pitt se confirma como um ótimo ator da atual geração, mas em O Curioso Caso de Benjamin Button, ao meu ver, sua correta atuação é inibida na primeira fase do filme devido ao uso excessivo – porém necessário – de efeitos visuais. Facilmente poderia ser substituído por Michael Sheen devido ao seu também excelente trabalho em Frost/Nixon, mas como acredito numa premiação justa para Michael Rourke, não farei modificações.

Trocando em miúdos…

| Os indicados
– Mickey Rourke [O Lutador]
– Sean Penn [Milk – A Voz da Igualdade]
– Frank Langella [Frost/Nixon]
– Brad Pitt [O Curioso Caso de Benjamin Button]
– Richard Jenkins [The Visitor]

| O que mudaria
Nada, mas menção honrosa para Michael Sheen.

| Meu Oscar vai para…
Mickey Rourke [O Lutador]

| And Oscar goes to…
Mickey Rourke [O Lutador]

Anúncios

  1. Eu substituiria sim o Michael Sheen pelo Brad Pitt. A melhor atuação do Pitt que poderia ser indicada, pela coadjuvante em Queime Depois de Ler, não aconteceu, então não vejo motivos para ele aparecer indicado como principal.

    Contudo, concordo contigo e acho essa a categoria mais justa da premiação. Eu sei que o Brad Pitt é um ator bom e merece todo e qualquer reconhecimento, por isso, nem fico tão triste pela ausência do Sheen, até por que não vejo chances para ele diante de quatro monstros, principalmente se tratando do Rourke. Minha aposta aqui vai para o Sean Penn, mas minha preferência é pelo Mickey que não é da Disney mesmo. ^^

    Abração!

  2. Acho que essa é a melhor categoria do Oscar 2009 e realmente é complicado mudar algo aí, ainda que eu goste tanto da atuação do Michael Sheen (adorei sua menção) a ponto de colocá-lo no lugar do Brad Pitt – que para mim merecia a vaga entre os coadjuvantes. Também torço e aposto no Mickey Rourke, mas claro que o Sean Penn pode vencer e ficarei muito satisfeito também.

  3. Torço em absoluto para Sean Penn, porque na minha opinião seu trabalho é insuperável aqui (Mickey Rourke sequer pode ser comparado à atuação de Penn, sério mesmo). Também acho que Michael Sheen é O INJUSTIÇADO, e mesmo que eu tenha gostado de Pitt em “Benjamin Button” acharia conveniente preterirem-no para dar lugar à Sheen.
    Um abraço!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s