oscar 2009 | melhor ator coadjuvante

Categorias já comentadas | Melhor Canção Original | Melhor Figurino | Melhor Mixagem e Edição de Som | Melhor Direção de Arte | Melhor Maquiagem | Melhor Montagem | Melhor Fotografia | Melhores Efeitos Visuais | Melhor Trilha Sonora | Melhor Filme de Animação | Melhor Roteiro Original | Melhor Roteiro Adaptado | Melhor Ator

oscar_atorcoadj1

Tentarei ser mais breve a partir de agora por dois motivos: 1) não terá sentido comentar as categorias após a cerimônia, logo, preciso terminar o  restante até domingo de manhã e 2) não há chances para surpresas em Melhor Ator Coadjuvante. Tão certo como o dia de amanhã é o Oscar póstumo para o saudoso Heath Ledger. Há ainda quem questione os prêmios que sua atuação vem recebendo nas recentes premiações, sugerindo ser fruto somente de sua morte precoce e inesperada. Basta assistirem Batman – O Cavaleiro das Trevas para não restarem dúvidas: entre masculino e feminino, principal e coadjuvante, seu trabalho como o Coringa foi o melhor do ano passado – e isso, definitivamente, não tem nada a ver com sua morte. Se estivesse ainda vivo, ganharia tantos prêmios? Não sou vidente, mas acredito que sim. Porém, não importa: é mais que merecido. Será o maior momento da cerimônia e também o mais emocionante [chorar é permitido, ok?]. Robert Downey Jr. é o melhor de Trovão Tropical; com uma maquiagem que o deixa irreconhecível, entrega os momentos mais engraçados do filme – os únicos, aliás – e tem se mostrado um ator bastante versátil. Um dia terá seu Oscar. Philip Seymour Hoffman já possui o seu por Capote, mas também faz por merecer com seu papel em Dúvida. [Quase] Sempre sereno em todo o filme, faz de seu personagem a incógnita que o roteiro sugere. Quanto a Michael Shannon, minhas ressalvas se restringem ao seu personagem em Foi Apenas um Sonho, não ao seu trabalho, o qual, aliás, é ótimo levando em conta a proposta de sua atuação. Mas sua vaga deveria ser de Emile Hirsch, que ao fugir de comédias bobas tem se mostrado um ator promissor. Irreconhecível, sua atuação em Milk é ainda superior a de Josh Brolin, também digno da indicação. Começa até bastante discreto no longa, mas cresce no decorrer da trama se revelando uma forte oposição a Harvey Milk sem apelar para exageros. Mas nenhum é maior que Heath Ledger.

Trocando em miúdos…

| Os indicados
– Heath Ledger [Batman – O Cavaleiro das Trevas]
– Philip Seymour Hoffman [Dúvida]
– Michael Shannon [Foi Apenas Um Sonho]
– Josh Brolin [Milk – A Voz da Igualdade]
– Robert Downey Jr. [Trovão Tropical]

| O que mudaria
Entra: Emile Hirsch [Milk – A Voz da Igualdade]
Sai: Michael Shannon [Foi Apenas Um Sonho]

| Meu Oscar vai para…
Heath Ledger [Batman – O Cavaleiro das Trevas]

| And Oscar goes to…
Heath Ledger [Batman – O Cavaleiro das Trevas]

Anúncios

  1. Nossa, achei o Philip Seymour Hoffman o mais fraco de “Dúvida”, acho que foi a indicação mais discutível aqui junto com o Michael Shannon. Gostei da categoria (qualquer premiação que tenha o Ledger como favorito já é algo a ser comemorado), mas acho que faltou o Brad Pitt, o Bill Irwin, o Aaron Eckhart (todas atuações que particularmente gostei muito, mas não tiveram tanta atenção).

  2. Jeeeeeeeff, estou de volta à ativa (sem WordPress…)!!!!!!

    Acho Heath impecável no filme e é minha primeiríssima opção disparado. Jamais tiraria Shannon… acho que se alguém tivesse que sair este seria Robert ou Josh. E o primeiro à entrar seria Eddie Marsan.

    Abs!!

  3. Alguém duvida do Oscar de Heath? Se ele perdesse amanhã, acho que seria uma das maiores zebras da história. O mesmo se o Bardem perdesse ano passado. Ambos apresentam performances “não tem pra ninguém”.

  4. Nem vou discutir sobre o Ledger. É óbvia e mercida sua vitória amanhã.

    Da lista, também tiraria o Michael Shannon, apesar de ter gostado bastante, para dar lugar ao Emile Hirsch. Irreconhecível, entrega seu melhor papel da carreira, ainda que curta. Tiraria o Robert Downey Jr., com o maior aperto no coração, mas tiraria. No lugar dele, indicaria o Brad Pitt por Queime Depois de Ler. E fico até em dúvida se deixaria o Josh Brolin ou o trocaria pelo Eddie Marsan por Simplesmente Feliz. No mais, essa categoria está boa, com um vencedor óbvio, mas que não desmerece o trabalho de nenhum dos demais. Houveram muitos atores coadjuvantes magníficos, deve ter sido difícil escolher apenas cinco.

    Abração!

  5. Categoria completamente, sem nexo …
    alguém um dia vai me explicar o porque de Downey Jr. ter sido indicado assim como Josh Brolin …

    Colocaria o Franco & o Hirsch, facinho no lugar de ambos!

  6. Também acho que Emile Hirsch merecia uma indicação nessa categoria, ele está realmente irreconhecível em Milk, só fui ver que era ele depois de muito tempo de projeção. Só de lembrar que é o mesmo ator que fez Show de Vizinha, já dá pra reconhecer o mérito do cara. Tava muito bem mesmo, comentei sobre a atuação dele qd sai do cinema antes de comentar a do Sean Penn. Concordo com o Alex, sobre o Brad Pitt tb, tava simplismente sensacional em Queime Depois de Ler, mas acho que foi difícil a escolha esse ano e, pelo menos, não teve nenhuma indicação absurda.

  7. Não mudaria nada nessa categoria, talvez eu tiraria o Robert e indicaria o Pitt por Queime depois de Ler, ou até mesmo o Hirsch por MIlk. E adoraria ver o Philip levando o Oscar mais uma vez, mas acho que nessa o Heath merece mais!
    Jeff, adicionei seu blog no blogroll, ok?
    abraço!

  8. Numca tinha visto um oscar de coadjuvante superar o de principal ator. Todos os prêmios do ator australiano são merecidos. Curioso fique dias antes da premiação que uma enquete tinha 11 mil votos. 99% eram do Ledger. obs: achei ele o máximo. No fundo lembro do filme “Corvo” com uma atuação sensacional do Brandon Lee. Sei que não se deve comparar mas é muito parecido.

  9. Alguém anda tinha dúvidas de q o Leadger seria o vencedor? É mais que merecido, afinal, na minha opinião foi o melhor filme de toda a sua carreira(e eu assisti todos). Ele estava simplesmente maravilhoso, e se entegou à esse papel. Mais que merecido!
    Mas eu tbm adoraria ver o Brad indicado por “Queime depois de ler”!

    Abraços.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s