oscar 2009 | melhor filme de animação

Categorias já comentadas | Melhor Canção Original | Melhor Figurino | Melhor Mixagem e Edição de Som | Melhor Direção de Arte | Melhor Maquiagem | Melhor Montagem | Melhor Fotografia | Melhores Efeitos Visuais | Melhor Trilha Sonora

oscar_animacao

Err… Precisa dizer alguma coisa? Melhor Filme de Animação é uma categoria bastante óbvia e a Academia nunca surpreende. Quando Wall-E for anunciado como vencedor todos poderão levantar suas plaquinhas de “Eu já sabia!”. Seu favoritismo não é consequência somente de suas outras cinco indicações; sua força vem, principalmente, de seu diferencial como animação. Kung Fu Panda – ocupando injustamente a vaga de Horton e o Mundo dos Quem, que merecia a lembrança por sua história bem mais interessante, rica em possibilidade de leituras – e Bolt – Supercão – muito agradável e divertido, devo dizer – permanecem no patamar desejável e esperado de animação 3D, recorrem, de certa forma, à uma fórmula já vista em outros filmes do gênero, tanto na construção da história [aspecto dos personagens, trilha sonora, desenvolvimento e por aí vai] como em qualidade técnica [mas faço uma menção honrosa aos primeiros minutos de Bolt que são inspiradíssimos]. Eis que dos estúdios da Pixar – e poderia ser de outro lugar? – e da mente brilhante de Andrew Stanton, surge a história de um robozinho muito, muito simpático que se apaixona por uma outra “robozinha” também muito, muito simpática. Através de uma história com personagens inesquecíveis, Stanton apresenta um estado decadente e alienado do ser humano, bebe da fonte de Kubrick, Chaplin, Alô, Dolly e filmes sci-fi, para falar, acima de qualquer mensagem profética, sobre o amor. Porém, a maneira como faz isso é… não vou restringir. Em termos técnicos, utilização de som e trabalho visual, Wall-E é a ápice do que já vi numa animação – ainda que, pelo menos até hoje,  Procurando Nemo seja o meu preferido. Se você não estiver entendendo porque estou elogiando tanto o filme, já que sempre proferi por aqui não achá-lo grande coisa, só me resta responder: assisti novamente. E duas vezes. E é lindo demais.

Trocando em miúdos…

| Os indicados
– Bolt – Supercão, de Byron Howard e Chris Williams
– Kung Fu Panda, de Mark Osborne e John Stevenson
Wall-E, de Andrew Stanton

| O que mudaria
Sai: Kung Fu Panda
Entra: Horton e o Mundo dos Quem

| Meu Oscar vai para…
Wall-E, de Andrew Stanton

| And Oscar goes to…
Wall-E, de Andrew Stanton

  1. E não Só tiraria Kung-Fu Panda para dar lugar a Horton, como também tiraria Bolt para dar lugar a Valsa Com Bashir, único que, na minha opinião, poderia tirar o Oscar óbvio de Wall-E. O filme da Pixar é o melhor disparado nessa categoria e foi até revoltante ver a quantidade de derrotas ridículas que esse sofreu para Kung-Fu Panda no Annie Awards.

    Abração!

    • Alexsandro, eu não estou com a menor vontade de assistir Valsa com Bashir e por isso não comentei no post. Mas como ele está concorrendo por Filme Estrangeiro, acho que já está de bom tamanho. Academy ou Annie: qual será a pior? xD []s!

      Alex, achei Kung Fu Panda bastante sem gracinha, mais do mesmo. E não sei o que está esperando para ver Wall-E… []s!

  2. Você sabe que sou um dos maiores fãs de “WALL-E”, né? :)
    Portanto, não só acho que deveria vencer aqui, como também na categoria principal caso fosse indicado – para mim é mesmo o melhor filme do ano, não apenas a animação do ano. E colocaria “Waltz with Bashir” no lugar de “Kung Fu Panda”, mas acho que até “Horton” merecia mais essa vaga mesmo. Abraço!

  3. Bom, parece que eu comentei sobre animações no post errado! ;) Usei o de trilha sonora, para dizer que, ao meu ver, “Wall-E” é a bola cantada da edição 81 do Oscar.
    Um abraço!

  4. Pedro, hehehehe! Pelo menos é justo né? ;) []s!

    Vinícius, sim, sei. E agora posso me juntar a você. xD Como existe uma categoria voltada unicamente para premiar filmes do gênero, não vejo necessidade de uma indicação a melhor filme. Nem esperava por isso, Vini. E eu não estou com a menor vontade de assistir Valsa com Bashir. -.-‘ []s!

    Suca, Dori! \o/ hahaha! Estou sempre pronto para rever minhas opiniões, independente do que se trata. =) =*

    Weiner, hahaha! Tudo bem. xD Assim como a de Ator Coadjuvante, não haverá surpresas nessas. []s!

  5. eu vi todos. wall-e certamente ganhara tanto por sua qualidade tecnica como pelo roteiro. bolt é super engraçado e bonito visualmente. kung fu um tédio só! as piadas sao sem graça e so por ter jack black nao consigo ter empatia.


Deixe um comentário

