oscar 2009 | melhores efeitos visuais

Categorias já comentadas | Melhor Canção Original | Melhor Figurino | Melhor Mixagem e Edição de Som | Melhor Direção de Arte | Melhor Maquiagem | Melhor Montagem | Melhor Fotografia

oscar_efeitosvisuais1

Mais um duelo entre o Homem-Morcego e Benjamin Button. Mais uma vitória para o filme do David Fincher. Ainda que ambos os trabalhos sejam perfeitos, os efeitos de O Cavaleiro das Trevas são tão discretos que nem parecem estarem ali – o que não deixa de ser uma qualidade, obviamente. Era um dos intentos de Nolan não carregar seu filme de CGI afim de contribuir para aspecto realista presente em suas adaptações; sendo assim, a fantástica cena do loop do caminhão, da explosão do Hospital de Gotham e grande parte da perseguição ocorrida no túnel não são fruto da pós-produção, antes foram captadas pela câmera do diretor. Em contrapartida, temos o show – e me refiro tanto à quantidade como à qualidade – de efeitos visuais  em O Curioso Caso de Benjamin Button. Além da criação de alguns cenários do filme, a maior qualidade do trabalho de computação gráfica vem da transformação física dada a Brad Pitt, o qual se torna um idoso de poucos metros de altura de forma incrivelmente real. Esses dois grandes indicados deixam O Homem de Ferro longe da vitória, fato que não diminui a qualidade de seus efeitos – tão bons quanto o de O Cavaleiro das Trevas, aliás. Mas o favoritismo de Benjamin Button é merecido e incontestável.

Trocando em miúdos…

| Os indicados
– O Curioso Caso de Benjamim Button
– Batman – O Cavaleiro das Trevas
– Homem de Ferro

| O que mudaria
Nada, apesar dos efeitos de Hellboy 2: O Exército Dourado estarem no mesmo nível de O Cavaleiros das Trevas e O Homem de Ferro.

| Meu Oscar vai para…
O Curioso Caso de Benjamin Button

| And Oscar goes to…
O Curioso Caso de Benjamin Button

  1. Meu favorito aqui é O Cavaleiro das Trevas, que possui um uso moderado dos tais efeitos, que são inseridos de uma maneira bem decente. Homem de Ferro também não exagera, mas deve estar aí somente para completar lista, uma vez que, como você mesmo citou, poderia ser substituído facilmente por Hellboy 2. Dito isso, ainda acredito que o Oscar vá para Benjamin Button e não acho injusto, apesar de preferir os de TDK. Fazer um “idoso jovem” não deve ter sido fácil.

    Abração!

    • Alexsandro, queria que Hellboy 2 tivesse um reconhecimento maior [inclusive poderia ter sido indicado fácil para Direção de Arte], mas os efeitos de Homem de Ferro também são bem legais. Como disse, os de TDK são tão discretos que acabo preferindo os de BB. Mas será uma vitória justa, com certeza. []s!

      Vulgo Dudu, nem Batman??!! OMG! Tá esperando o quê, meu caro? []s!

      Vinícius, acho que TDK também foi o meu preferido do ano passado. E por isso mesmo concordo absolutamente com você. []s!

      Weiner, acho que você é o único. hehe E justamente pelo motivo que você citou, não vejo chance nenhuma para o filme. Pra mim, corre por fora. []s!

  2. Mesmo que eu goste muito dos efeitos dos demais concorrentes (“The Dark Knight” venceu minha lista de melhores do ano passado), não tenho dúvida que os efeitos de “Benjamin Button” são o que apresentam um maior avanço técnico em relação aos demais – por isso mesmo ficarei satisfeito com a vitória do filme!

  3. Eu acredito numa vitória de “Homem de Ferro”, não apenas pela excelência (absolutamente convencional, mas bem feitos), mas pelo fato de o filme estar totalmente esquecido em outras categorias. Acho que o prêmio é de “Iron man”.
    braço!

  4. Não gosto nem dos efeitos de “O Cavaleiro das Trevas” e muito menos dos de “O Homem de Ferro”. E eu não vi “Hellboy II”, mas trocaria qualquer um desses dois por “As Crônicas de Nárnia – Príncipe Caspian”.


Deixe um comentário

