oscar 2009 | melhor maquiagem

Categorias já comentadas | Melhor Canção Original | Melhor Figurino | Melhor Mixagem e Edição de Som | Melhor Direção de Arte

oscar_maquiagem1

Categoria 100% aprovada, mesmo deixando de fora o ótimo trabalho de Trovão Tropical e por ignorar a questionável maquiagem de O Leitor, que nem sempre convence ao envelhecer Kate Winslet no filme de Stephen Daldry. A atriz, de fato, se tornou uma mulher de idade, mas de maneira menos realista e natural que, por exemplo, Brad Pitt como Benjamin Button – tive essa impressão desde a primeira foto divulgada do filme, na qual Kate aparece com o rosto pálido e cabelos brancos, vindo posteriormente a confirmação  ao assistir O Leitor. Desta forma, as três melhores maquiagens do ano passado tiveram seu reconhecimento e, o mais interessante, são completamente díspares em relação as outras. Meu preferido – e que também corre por fora da disputa – é Hellboy 2 por fazer Ron Perlman sumir na carapaça vermelha e robusta do personagem-título  do mesmo modo que Doug Jones se transforma num anfíbio de modo impressionantemente realista e fantástico, sem contar as outras diferentes criaturas que o filme apresenta; mais que isso, fica perceptível aos olhos do espectador a textura de cada tipo pele criado. Por sua vez, O Cavaleiro das Trevas merece a indicação por uma simples maquiagem que ganha proporções maiores com a interpretação de Heath Ledger; o trabalho favorece também o tom realista da obra por acompanhar o aspecto físico do personagem Coringa em suas aparições. Em O Curioso Caso de Benjamin Button, Brad Pitt vai do idoso mais expressivo carregado  de marcas  faciais a um homem imberbe de rosto liso e juvenil. Ainda que os efeitos visuais tenham dado sua grande contribuição, é inegável que o realismo destas transformações físicas vistas no filme deve-se – e muito – a um trabalho irretocável feito pela equipe de maquiagem. A consequência é um provável e merecido Oscar.

Trocando em miúdos…

| Os indicados
– O Curioso Caso de Benjamin Button
– Batman – O Cavaleiro das Trevas
– Hellboy 2: O Exército Dourado

| O que mudaria
Nada

| Meu Oscar vai para…
Hellboy 2: O Exército Dourado

| And Oscar goes to…
O Curioso Caso de Benjamin Button

Anúncios

  1. de fato a maquiagem somada aos efeitos visuais de benjamin deve leva-lo ao oscar. tropic thunder tb fez um trabalho bacana com o downey jr além do própio cruise q ficou irreconhecível. entretanto, apesar de ser uma maquiagem simples, eu gosto mto do ledger como the joker. acho q é algo que acabou marcando, é caricato, mas criativo, peculiar.

  2. Acho que não há nada tão irretocável quanto o trabalho de “O Curioso Caso de Benjamin Button” aqui. A maquiagem de “The Dark Knight” é memorável, mas em “Button” ela consegue ir muito além. É minha aposta e torço para que vença.

  3. São ótimos indicados, cada um à sua maneira de encantar, mas “Benjamin Button” deve ter seu caneco garantido, e convenhamos, com todo o merecimento do mundo. A maquiagem é o aspecto técnico mais impecável do filme de Fincher, e se sair sem o prêmio será uma tremenda injustiça.

  4. Nossa, acho que sou o estranho no ninho da vez: gostei muito da maquiagem de “O Leitor”, que ajudou muito na interpretação da Kate Winslet na sua última fase no filme. E eu gostei muito do trabalho de maquiagem do primeiro “Hellboy” e, assim, pode-se julgar que os responsáveis deste departamento capricharam novamente.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s