oscar 2009 | melhor direção de arte

Categorias já comentadas | Melhor Canção Original | Melhor Figurino | Melhor Mixagem e Edição de Som

oscar_dirarte

Nenhum trabalho este ano apresenta um grande diferencial como o de Sweney Todd, vencedor do Oscar de 2008 nesta categoria, que continha em seus cenários ares de um universo particular e voltado unicamente para história da obra de Burton. Não esperava a indicação de O Cavaleiro das Trevas, o qual, apesar de idolatrar o filme, não deveria estar ocupando a vaga de O Leitor, que possui um trabalho muito mais rico e em sintonia com o filme. Não que no longa do Batman as coisas não funcionam, mas não vejo nenhuma ambientação que valha a indicação; pelo contrário, o filme investe tanto em espaços vazios e ausência de objetos em cena, que, mesmo indo em direção ao estilo que Nolan confere à história, acho sua indicação tão surpreendente quanto equivocada. Já A Duquesa segue o caminho inverso; seus cenários são de encher os olhos por sua magnitude e beleza – ainda refletem as sensações da personagem principal, basta reparar a diferença de cor e elementos presente em seu quarto de casal e seu quarto individual. Foi Apenas um Sonho e A Troca fazem o correto,  criando basicamente uma ambientação em função da época em que se passa cada história; excelentes ao que se propõem, entretanto, menor em relação a A Duquesa e, principalmente, O Curioso Caso de Benjamin Button, que não só é o meu favorito como, pelo que tudo indica, também da Academia. O melhor do filme estrelado por Brad Pitt é sua técnica, que orquestra a fábula de Button da maneira mais bela possível. Então, nada mais justo da obra ser premiado no que realmente merece.

Trocando em miúdos…

| Os indicados
– A Duquesa, por Michael Carlin e Rebecca Alleway
– A Troca, por James J. Murakami e Gary Fettis
– Batman – O Cavaleiro das Trevas, por Nathan Crowley
– Foi Apenas Um Sonho, por Kristi Zea e Debra Schutt
– O Curioso Caso de Benjamin Button, por Donald Graham Burt e Victor J. Zolfo

| O que mudaria
Sai: Batman – O Cavaleiro das Trevas
Entra: O Leitor

| Meu Oscar vai para…
O Curioso Caso de Benjamin Button, por Donald Graham Burt e Victor J. Zolfo

| And Oscar goes to…
O Curioso Caso de Benjamin Button, por Donald Graham Burt e Victor J. Zolfo

  1. É, convenhamos que o trabalho de arte em “Benjamin Button” mereça mesmo reconhecimento – até porque o Oscar vai acabar dando pirulitos técnicos para o filme de Fincher, e nada mais. Merecidíssimo.
    Ah, e Jeff, tem um selo lá no blog pra você…
    Abraço!

  2. Ô, Jeff que cabeça a minha de esquecer que você me mandou um selo de blog maneiro! Desculpa! Mas, veja pelo lado bom, sem saber que vc havia me escolhido, eu indiquei “Receio de Remorso” como um dos meus blogs maneiros, hehehe. Nada, brincadeiras à parte, agradeço demais a lembrança e vi que você mandou uma sobre as injustiças do Oscar – que lembrarei de responder…
    Um grande abraço!

  3. “O Cavaleiro das Trevas”: o longa mais superestimado da década! Concordo contigo Jeff. A direção de arte de “O Leitor” é muito mais rica do que a do filme de Nolan. Mas eu sinto falta de “Flawless” nesta categorias, pois o longa de Radford é um luxo neste quesito.

  4. Ainnn :s Não sei nem o que essa categoria julga direito. É o cenário? husuhsuhshusuh que burro, dá zero pra mim. Eu não tinha linkado seu outro blog, eu tinha esquecido, mas agora eu linkei lá ^^

    =**

  5. Como já comentei outras vezes, acho a parte técnica de “O Curioso Caso de Benjamin Button” simplesmente brilhante! Por isso mesmo espero que seja o vencedor dessa categoria – é minha atual aposta e acho complicado outro filme ter força para derrotá-lo aqui. Abs!


Deixe um comentário

