oscar 2009 | melhor figurino

oscar_figurino1

Melhor Figurino é uma categoria muito ingrata. Confesso nem ter um critério muito definido para julgar o meu preferido e qual realmente merece o prêmio. Pois, afinal, qual dos cinco indicados cumpre melhor sua função em seu respectivo filme? Os alegóricos trajes de A Duquesa remetem e traz à tela a aristocracia  inglesa do século 18 com perfeição e riqueza, enaltecendo a obra com uma plasticidade belíssima, da mesma forma em que o jeans, o casaco de linho, os ternos e as blusas apertadas de Milk faz da década de 1970 norte-americana um ambiente urbano e situa fielmente o espectador na época do início das conquistas dos direitos homossexuais. O vermelho intenso do vestido que traja Cate Blanchett na já famosa cena de O Curioso Caso de Benjamin Button salta aos olhos de quem o vê e ascende quando contrastado com a penumbra que domina a imagem; o filme de David Fincher ainda percorre décadas e cenários diversos ao longo de suas horas, recriando com fidelidade a indumentária conveniente para cada instante. Austrália é um filme perfeito em todos os aspectos técnicos – e seu figurino está implícito nesta afirmação; conta ainda com adereços e alcança a beleza tanto nos trajes de western como nos de gala, predominantes em alguns momentos do longa. Já Foi Apenas um Sonho é a simplicidade nos tecidos casuais de uma dona de casa e do chefe de família alinhado para o trabalho, eficiente por ser funcional, porém, assim como o trabalho de Milk, acaba sendo diminuído se comparado ao porte dos outros indicados. Senti falta de A Troca na competição, o qual também conta aspectos técnicos excelentes, e seguindo um caminho inverso, me surpreendi com os figurinos de Simplesmente Feliz, alegres e refletindo muito bem o estado da personagem de Sally Hawkins. Mas como são apenas 5 concorrentes, aprovo as escolhas. Ao menos bons olhos a Academia tem…

Trocando em miúdos…

| Os indicados
Austrália, por Catherine Martin
O Curioso Caso de Benjamin Button, por Jacqueline West
A Duquesa, por Michael O’Connor
Milk – A Voz da Igualdade, por Danny Glicker
Foi Apenas Um Sonho, por Albert Wolsky

| O que indicaria
Apesar de outros trabalhos que mereciam a lembrança, como A Troca, Simplesmente Feliz e O Leitor, a Academia foi feliz em suas escolhas.

| Meu Oscar vai para…
A Duquesa [e O Curioso Caso de Benjamin Button não fica muito atrás].

| And the Oscar goes to…
Dúvida entre A Duquesa e O Curioso Caso de Benjamin Button, mas aposto no primeiro.

  1. Eu simplesmente adoro os figurinos de “A Duquesa”. São rebuscados e bastante inspiradores. Dos indicados, eu só não curti muito “Milk”… Entendo que é a época e tal, anos 70, mas não curto aquele tipo de roupagem. Sou meio tradicionalista. Já o de “benjamin Button” está lembrando “Atonement” – umas poucas roupas realmente deslumbrantes, mas que tem força suficiente para arrebatar uma estatueta.
    Um abraço, Jeff!

  2. ah, te achei! haha

    Olha, eu realmente acho que Australia deveria ganhar. Apesar dos pesares, Australia tem o figurino menos “usual” que ja vi nos ultimos tempos. Nos outros filmes, nada de diferente, por mais bem-feitos que sejam os figurinos.
    Nao acho que Benjamin deva ganhar não. Minhas apostas sao em Australia e A Duquesa.
    Enfim, haha bjaao

  3. A seleção desse ano está boa para o que o cinema apresentou, mas decepciona um pouquinho se analisarmos a qualidade dos indicados. Meus preferidos são o de “A Duquesa”, especialmente por não serem tão tradicionais quanto poderiam. Também é a minha aposta atual, até por causa da força do filme – no sentido de conseguir uma inesperada indicação para direção de arte.

  4. @.@ eu não sei quem deveria ganhar. se tivesse que escolher um filme com figurinos legais escolheria o primeiro filme adolescente com pessoas bonitas e bem vestidas, mas eu sei que os filmes de época sempre ganham xD.
    olha, nós temos uma coisa em comum! praia não é um dos meus lugares favoritos também =D

    =***

  5. Eu acho os figurinos de A Duquesa deslumbrantes (ok, Michael O’Connor já fez algo errado?). Acho que vai vencer…

    Mas vou ousar: meus favoritos eram os figurinos magníficoooos de Patricia Field para Sex and the City – O Filme.

    Abs!

  6. Putz, eu fico com o Kau, pois senti uma falta lascada dos figurinos de “Sex and the City – O Filme”. Foi um pecado imperdoável da Academia em não lembrar deles. E dos concorrentes eu assisti somente “Austrália”, que parece apresentar o melhor guarda-roupa dentro de todos os indicados.

    • Weiner, achei os figurinos de A Duquesa um dos melhores do ano passado – o segundo melhor, só perdeu para Sweeney Todd. Como Benjamin Button não levará as categorias principais, acho que ele tem grande chance com as técnicas. Vamos ver… []s!

      Nan, que bom! hehe Como disse no post, gosto muito dos figurinos de Austrália, apesar do filme não ser bom. hehe Mas os de A Duquesa são lindos demais, cara! Torcerei por eles mesmo. []s!

      Pedro, não acho tão previsível assim. Ano passado eu – e a metade da torcida do flamengo – achava que Atonemente levaria. []s!

      Vinícius, decepcionante, sério? Não acho mesmo. Torceremos juntos então para a vitória merecida de A Duquesa, então. []s!

      Abel, haha! Eu acho que não entendi seu comentário. Você queria tipo que High School Musical 3 fosse indicado? haha Somos cariocas diferentes. hehe []s!

      Kau e Alex, eu só vi 20 minutos de Sex and the City. Saí da sala e fui ver Hulk. haha! []s!


Deixe um comentário

