filmes do mês | janeiro 2009

Cão Branco, de Samuel Fuller

Destaque: Cão Branco, de Samuel Fuller

Férias sem graça mais ócio absoluto mais falta de dinheiro é a receita para ver muitos filmes no mês. Muitos para mim que nunca havia alcançado a casa dos 30 filmes nesse período desde que comecei a arquivar os longas que assistia, em janeiro de 2005. Além desse meu recorde pessoal o qual muito me alegra, janeiro foi marcado com lançamentos excelentes [já na corrida para o Oscar], dois Bergman e ainda deu pra rever uma obra-prima. Mas nem tudo são flores: três lançamentos muito ruins.

Até março!

negrito: lançados no Brasil em 2009 | itálico: revisto

Obra-prima

10 | O segredo de Brokeback Mountain [Ang Lee, 2005]

Faltou pouco

9 | Cão branco [Samuel Fuller, 1982]
9 | Assim me diz a Bíblia [Daniel G. Karslake, 2007]
9 | Janela da alma [João Jardim e Walter Carvalho, 2001]
9
| Os pássaros [Alfred Hitchcock, 1963]
9
| Dúvida [John Patrick Shanley, 2008]

Quase lá

8.5 | Pagando bem, que mal tem? [Kevin Smith, 2008]
8.5
| Rumba [Dominique Abel, Fiona Gordon e Bruno Romy, 2008]
8.5
| O dia em que a Terra parou [Robert Wise, 1951]
8.5
| Foi apenas um sonho [Sam Mendes, 2008]
8.5
| O Lutador [Darren Aronofsky, 2008]
8.5
| Morangos silvestres [Ingmar Bergman, 1957]
8.5
| A Troca [Clint Eastwood, 2008]
8
| Bubble [Eytan Fox, 2006]
8
| Control [Anton Corbijn, 2007]
8
| Eu, meu irmão e nossa namorada [Peter Hedges, 2007]
8 | O curioso caso de Benjamin Button [David Fincher, 2008]
8 | Rio congelado [Courtney Hunt, 2008]
8 | Quem quer ser um milionário? [Danny Boyle, 2008]

No caminho certo

7.5 | Meninos não choram [Kimberly Peirce, 1999]
7.5 | Quase dois irmãos [Lúcia Murat, 2004]
7.5 | Família Savage [Tamara Jenkis, 2007]
7.5 | Milk [Gus Van Sant, 2008]
7.5 | O Leitor [Stephen Daldry, 2008]
7 | Bolt [Byron Howard e Chris Williams, 2008]
7 | Shortbus [John Cameron Mitchell, 2006]

Alerta!

6.5 | Austrália [Baz Luhrmann, 2008]
6.5 | Quanto vale ou é por quilo? [Sérgio Bianchi, 2004]
6.5 | Café dos maestros [Miguel Kohan, 2008]

Zona de Risco

5 | As aventures de Molière [Laurent Tirard, 2007]
4 | As testemunhas [André Téchiné, 2007]
4 | Surpresas do amor [Seth Gordon, 2008]

DANGER!

3 | Titãs – A vida até parece uma festa [Branco Mello e Oscar Mallo Rodrigues, 2009]

Mal explorado [ou não]

? | O sétimo selo [Ingmar Bergman, 1957]

Total de filmes | 34
  1. Jeff, Bergman não é pra vc, só pode, tanto Morangos Silvestres quanto O Sétimo Selo são Obras Primas máximas do cinema, Morangos Silvestres então nem se fala, é fenomenal, é perfeito, pra mim é o ápice da filmografia do Bergaman, 8,5 pra um filmes desses é até uma heresia. Não que o Ang Lee com seu romance de cowboys não mereça um 10, mas tá muito, muito aquém do Bergman com Morangos Silvestres, que ainda por cima você pôs no mesmo grupo de filmes infinitamentes inferiores. Vai, corre lá, vê o filme de novo, o telefone tava tocando, o cachorro do vizinho latindo, e tinha um muleque gritando na rua quando vc tava vendo o filme, foi isso né?
    [modorevoltadoaoextremo: off]
    Sério que vc viu esse filme do Titãs? Que coragem ein?

    • Matheus, hahahahaha! Pelo contrário, eu vi o filme até num ambiente bem tranquilo e quase sem interrupções. Sempre quando um filme do Bergman termina, a impressão que eu tenho é que terei que ver de novo. hehe Sempre tenho a sensação de não ter compreendido o filme por completo. E tenho certeza que nos três filmes que vi do diretor, não percebi tudo que ele quis dizer com a imagem e palavras. Independente de notas, por isso eu gosto muito do cinema do Bergman, porque valem a máxima do cinema e da arte. O Sétimo Selo eu nem dei nota justamente por isso, por não ter compreendido tudo. E isso aconteceu com Persona, que é uma das coisas mais fodas que já vi na vida – também não entendi um monte de coisas, porém, fui sempre impactado com o que via, o que não aconteceu com O Sétimo Selo e nem Morangos Silvestres. Mas eu irei rever, pode ter certeza. Só não gosto de rever imediatamente, prefiro deixar passar um tempinho. Outra coisa: quando dou nota, prefiro não comparar com as de outros filmes, senão enlouqueço e nunca me decido qual nota dar. Quanto ao filme do Titãs, não tive opção. Eram três filmes durante a madrugada [uma maratona de cinema que tem aqui no Rio] e Titãs era um desses. O sono não veio e tive que assistir. E obrigado. []s!

  2. Ok, sem problemas, é porque esse é um dos filmes que mais me surpreenderam em toda a minha vida, do tipo que arrebatou todos meus sentidos e pensamentos, é simplismente incrível como o Bergman conseguia utilizar-se da linguagem cinematográfica de forma que poucos cineastas conseguiram. E o tom do comentário foi só pra dar uma ênfase… hehe
    Agora, Persona é realmente fantástico, esse eu tenho que ver de novo, os outros também, mas esse parece que eu deixei passar mais coisas do que deixei passar nos outros, embora tenha ficado igualmente extasiado com a maestria com que o diretor conseguiu “esculpir” o filme, ele não me fisgou tão imediatamente quanto os demais.

    • Matheus, o que você sentiu com Morangos Silvestres, foi exatamente o que eu senti com Persona. Enquanto esse último me fisgou do início ao fim, O Sétimo Selo e Morangos Silvestres não. Legal essas coisas né? hehe Agora quero arrumar Gritos e Sussuros!

      Vini, nem eu entendi. hehe Foi na hora de colar aqui que teve esse problema. Já corrigi e obrigado por avisar. Algumas divergências, claro, mas de leve. Só achei a de A Troca [mas li sua crítica] e Dúvida baixas demais. Só diz que quer ver mas não vê. hehe Baixe logo! []s!

  3. Dos filmes que vi aqui, minha cotação foi:

    O segredo de Brokeback Mountain ***** [10]
    Dúvida *** [7.5]
    O dia em que a Terra parou ***** [9.0]
    Foi apenas um sonho *** [7.5]
    O Lutador ***** [9.0]
    A Troca ** [5.0]
    A Família Savage **** [8.5]
    Eu, meu irmão e nossa namorada **** [8.0]
    O curioso caso de Benjamin Button **** [8.0]
    Quem quer ser um milionário? ***** [9.0]
    Meninos não choram **** [8.0]
    O Leitor **** [8.0]
    Bolt **** [8.0]
    Shortbus *** [7.0]

    Quero ver “Assim me diz a Bíblia” e “Bubble”.
    Só não entendi porque “A Família Savage” se repetiu…

    • Lucas, quando terminei de assistir Cão Branco tive muita vontade de ver outros filmes dele. É genial, cara, não perca tempo. []s!

      Dudu, hahaha! Calma, cara. Mal explorado por mim! Se você ler minhas respostas ao Maheus, logo aí em cima, entenderá um pouco. Mas sendo sincero, pensei que o filme fosse BEM mais, ainda mais depois que vi Persona e achei OP. []s!

      Pedro, procure! É fácil achar. Valeu, adicionarei o seu aqui também. []s!

      Cleber, meu top1 ainda é Magnólia, mas Brokeback não fica muito atrás. []s!

  4. Cara, me explica aí esse mal explorado do Sétimo selo… Acho o filme fantástico! A idéia de um caveleiro duelando com a morte ,/i>em uma partida de xadrez é uma das mais fortes que eu já vi no cinema. Inclusive, a morte passou a ser retratada daquela forma, de capuz preto, rosto pálido e foice na mão, depois do filme de Bergman. Nem acho Morangos silvestres o melhor dele – talvez o mais autobiográfico e fofinho.

    Abs!

  5. Vamos ver:

    8.0 | O segredo de Brokeback Mountain [Ang Lee, 2005]
    10. | Os pássaros [Alfred Hitchcock, 1963]
    7.5 | O Lutador [Darren Aronofsky, 2008]
    6.5 | A Troca [Clint Eastwood, 2008]
    7.5 | Control [Anton Corbijn, 2007]
    7.5 | Eu, meu irmão e nossa namorada [Peter Hedges, 2007]
    7.0 | Rio congelado [Courtney Hunt, 2008]
    7.0 | Quem quer ser um milionário? [Danny Boyle, 2008]
    9.0 | Meninos não choram [Kimberly Peirce, 1999]
    7.0 | Família Savage [Tamara Jenkis, 2007]
    6.5 | Shortbus [John Cameron Mitchell, 2006]
    5.0 | Austrália [Baz Luhrmann, 2008]

    E eu não sei qual é a minha marca pessoal, mas acredito que em 2005 eu consegui assistir uns 60 filmes em novembro.


Deixe um comentário

