top 10 | filmes de natal

A temporada festiva de fim de ano tem seu início com a musiquinha de natal da Leader. A antiga “Já é Natal na Leader Magazine…“, que sofreu uma lamentável modificação na letra devido à redução do nome da loja, me acompanha em existência desde quando deixava meu sapato [para ser mais exato, um tênis do Batman] na janela de casa para o Papai Noel não se esquecer do meu presente.

Ainda teremos de ouvir Simone e seu “Então é Natal“, as chamadas da Globo com seu locutor radiando alegria por anunciar a programação especial da emissora, Padre Marcelo Rossi em um tour por todos os programas de televisão para deixar uma mensagem de paz, Gugu se vestindo de Papei Noel para ajudar as criancinhas de algum orfanato e toda essa mediocridade que já se acoplou ao sentido do Natal.

Mas antes da ceia do dia 24, há o gran finale, o qual é o tema desse top 10. Não consigo imaginar um final de ano sem ver o Kevin sendo esquecido em casa por sua família ou aprontando as maiores confusões [locutor da Sessão da Tarde mode on] em Nova York. Esqueceram de Mim tem a mesma importância que a rabanada. E confesso que ainda rola uma emoção quando Kevin entrega uma das rolinhas brancas para a senhora dos pombos no fim da primeira [e única que mantém o espírito do filme original] continuação da série.

Ainda que não tenha visto clássicos da época como Milagre da Rua 34 ou Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho, selecionei filmes que falam diretamente do Natal ou que se passam nesta época do ano. Alguns excelentes, outros nem tanto, mas que marcaram minha infância e precisam ser lembrados.

Assim, desejo a todos um feliz natal. =)

"Ninguém que tem amigos é um fracassado."

"Ninguém que tem amigos é um fracassado."

1. A Felicidade Não se Compra [Frank Capra, 1946]

2. O Expresso Polar [Robert Zemeckis, 2004]

3. C.R.A.Z.Y. – Loucos de Amor [Jean-Marc Vallée, 2005]

4. O Estranho Mundo de Jack [Henry Selick, 1993]

5. Esqueceram de Mim [Crhis Columbus, 1990]

6. Simplesmente Amor [Richard Curtis, 2003]

7. Feliz Natal [de Selton Mello, 2008]

8. Anjo de Vidro [Chazz Palminteri, 2004]

9. Papai Noel às Avessas [Terry Zwigoff, 2003]

10. Um Herói de Brinquedo [Brian Levant, 1996]

  1. Ai, A felicidade não se compra =))))
    É um filme que te faz relembrar o verdadeiro sentido do Natal.
    Cheio de clichês mas eu vi sorrindo de orelha a orelha e me emocinando no final, claro!

  2. HUGO LEON: Ao menos, a maioria dos da lista não são, Hugo. Feliz Natal, por exemplo, de feliz não tem nada. hehe E Papai Noel às Avessas vale mesmo por causa do Billy Bob, grande figura. []s!

    SUZI: Nem acho cheio de clichês, Suzi. Só a maneira como a história é contada, o início e o fim já são bastante originais e se há tantos clichês assim, eles são muito bem usados. O final é de arrepiar. Eu QUASE chorei. xD []s!

  3. Jeff, Feliz Natal, hahahahaha! Deixarei uma mensagem no blog dia 24…

    Adoro sua lista. A Felicidade Não se Compra é o quinto melhor filme já feito, pra mim. Belíssimo!! Ontem comecei a ver Anjo de Vidro, mas tive que parar por que estava no meu de uma festa… mas gostei até onde vi. Esqueceram de Mim, principalmente o ”2”, é clássico de Natal…

    Ah, só acho que o filme de Selton Mello não caberia aí. A não ser que vc esteja falando de qualquer tipo de Natl, até dos pessimistas rsrsrs.

    Abraços!

  4. DARI: hehehehe Esse entra para o grupo dos clássicos que ainda não assisti. Mas obrigado pela recomendação. xD Beijos!

    KAU: Não ache o quinto filme melhor já feito, mas adoro A Felicidade Não se Compra. xD Um belo filme, com certeza. Tente terminar, cara. Eu assisti já faz um tempo e me lembro de ter gostado bastante. E tem razão, Feliz Natal não se enquadra no perfil de um filme natalino. hehe Mas senão não fechava a lista. xD Grande []!

  5. Peraí… Simone cantando “Então é Natal” é mediocridade pra sua pessoa???
    Você devia estrelar o filme “Mentiras de Natal”.

    Eu incluiria “Férias Frustradas de Natal”. Nunca vi, mas minha mãe se acaba de rir vendo. Tá que não é um grande parâmetro, mas eu colocaria pra deixar a velha feliz uhahuahuahuahua

  6. ROBSON: É, eu sei. xD Nem eu indicaria. Mas o intuito do post era mais listar filmes que se passam no natal mesmo, não precisava ser feliz. hehe Pra ser sincero, não gostaria de incluí-lo, mas só consegui lembrar desses 10. []s!

    LEONARDODMS: hehehehehe Léo, eu não gosto da Simone cantando “Então é Natal”. Aquilo sempre foi uma piada. / Ela ri do “Papai Noel, você rói unhas?”! Imagino a qualidade do filme. xD Mas muitos falam bem desse filme, mas também não assisti. []s!


Deixe um comentário

