museu da imagem do cinema #1

Confesso que o nome da série não é dos mais originais. Também confesso que pensei demais e definitivamente não sou um chamariz de boas idéias. Nem de idéias próprias, porque não são poucos os blogs de cinema que já fazem posts deste gênero. E como o receio é praticamente um blog engajado de cinema – o que não era mesmo a minha intenção, mas filmes são sempre um assunto pertinente -, o museu da imagem do cinema abre hoje suas portas. [Eu consegui piorar o nome da coisa com essa frase, mas hakuna matata.]

Sua síntese é simples e talvez o nome já sugira. Imagem é a obra do cineasta. E com certa freqüência, uma vez por semana ou uma por mês ou duas por dia ou enfim, postarei aqui uma dessas obras; um frame que por algum motivo [e motivos não faltarão] é digno de receber um contorno de madeira – melhor de acrílico, porque está na moda – e ser pendurado numa sala como uma grande obra de arte. O que é de fato. Tão irretocável quanto um quadro renascentista, tão orgânico quanto as pinceladas impressionistas e tão subjetivo quanto uma fotografia.

Trocando em miúdos, apenas uma homenagem ao que o cinema, graças aos seus artistas e suas ferramentas, melhor nos oferece.

____________

mic_1

DONNIE DARKO

por Richard Kelly | Ano: 2001

Uma das cenas mais antológicas que vi em um filme. Um garoto, uma garota e um coelho gigante medonho assutador assistindo The Evil Dead no cinema! Muito wtf. Perfeito para um longa tão anómalo [num ótimo sentido!] como Donnie Darko. E nesta mesma cena, acontece um dos meus diálogos preferidos do filme:

– Por que usa essa fantasia idiota de coelho?
– Por que está usando essa fantasia idiota de homem?

____________

Foi um bom começo…

Anúncios

  1. Bela resposta essa do coelho de Donnie Darko não? Abraços caro Jeff, e com relação a escrever acredito que seja uma terapia. Relaxa, faz pensar e crescer espiritualmente, escrever é sempre um ótimo exercício.

  2. Jeff, preciso urgentemente rever Donnie Darko. Lembro que ele é uma análise ferrenha à Teoria do Caos e que Jake está fantástico – talvez seu melhor papel no cinema.

    E, de fato, existem obras cinematográficas que parecem ser lapidadas à mão, né?! São tantas…

    Abraços!

  3. WENDELL: Sim, sim! E ela tem um grande significado para o filme. Bem, ao menos é uma teoria minha, não sei se é verdade. xD Tem razão. []s!

    CAMILA: hehe Obrigado. Então se não viu ainda o filme veja, pois este também é de deixar boquiaberto.

    KAU: Brokeback Moutain e Donnie Darko são sem dúvida seus melhores trabalhos. Aliás, o Jake sempre se mostra um excelente. Um dos melhores da nossa geração, não concorda? E reveja sim, cara. Subiu demais no meu conceito na revisada. / E como! Kubrick que o diga. hehe

    []s a todos!

  4. sobre INDIANA JONES E O REINO DA CAVEIRA DE CRISTAL

    vc não acredita em extraterrestres?

    gostei do filme
    baixado em RMVB com louvor!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s