capitu entre lençóis

Nunca imaginei ansiar o fim de uma sessão de cinema para chegar em casa e assistir televisão. Hoje em dia meio que virou moda dizer que não gosta de assistir tevê, mas decerto sua programação não é atraente – quiçá os programas pagos tenham algo interessante a oferecer.

Enquanto a Hebe não tem Alzheimer e Gugu e Faustão não se aposentam e as novelas globais não param de se repetir e Luciana Gimenez não pede demissão e os Mutantes da Record não se exterminam e a Bandeirantes não fale e Luciano Huck não para de fazer caridade e Angélica não vira apenas uma mãe de família e Silvio Santos não proíbe qualquer dramaturgia em sua emissora e o Zorra Total não vira um programa humorístico e a Maísa não vai para um colégio interno e o R. R. Soares não para de fazer culto televisivo e a Universal continua televisionando seus exorcismos, que o Céu proteja Luiz Fernando Carvalho.

E neste céu, Machado de Assis deve estar satisfeito ao ver seu escrito sendo transposto em imagens tão belas que refletem e enaltecem suas palavras.

O prazer em ler ainda é maior que o de assistir – e absolutamente isso não diminui a qualidade da série -, mas o prazer em contemplar um trabalho criativo e artisticamente rico, o qual preserva toda a essência da obra machadiana, sem acrescentar e apenas inserindo-a num outro veículo, tem sido imenso. Uma beleza plástica fundindo o rústico e o arcaico, dada pelos figurinos e cenários e adereços estilizados que garantem originalidade e criam um universo próprio para a história de Bentinho.

A música que sempre entra na hora certa e me estampa um sorriso largo no rosto, mistura-se com a imagem do narrador que com seus trejeitos caminha sobre o risco branco de giz feito por Capitu enquanto sua dança se mistura ao seu andar. A beleza da cena, seu lirismo, a paixão e o romance de cada momento, Luiz Fernando Carvalho enquadra da mais brilhante forma.

Da forma que a televisão não está acostumada a ter. Capitu é um produto aquém do que a tevê atual oferece. Bebe de uma fonte de inspiração imortal e surge de uma fonte inspirada e sempre promissora. Mas só faltam dois capítulos e aí a programação voltando ao seu estado habitual, volto eu para a sala de cinema, sem pressa para sair.

Exceto quando for algo como Entre Lençóis, o qual iria ganhar algumas linhas de comentários aqui neste post, mas desta vez um cinema medíocre precisa ceder a vez para uma televisão de gênios.

"... nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana obliqua e dissimulada."

"... nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada."

  1. dois comentario a fazer sobre o post…

    1) concordo plenamente com cada palavra… o seriado está tirando meu sono.. uma pq consigo ficar acordada (fato raro) só pra assistí-lo.. e outra pq depois que acaba fico pensando em cada interpretação.. em cada gesto dos atores.. em cada frase… mto bom mesmo.. devo ressaltar que, em minha opiniao, a interpretação do ator na pele de Bentinho narrador é excelente.. o cara faz cada palavra ter vida de verdade.. eu amante de teatro fico realmente impressionada com o sentimento q ele nos passa… adorei isso…

    2) menino.. se eu contar pra td mundo (ja to contando ne..rs) q vc me disse um dia q nao escrevia bem, chamar-me-ão de mentirosa..rsrs.. que texto! palavras certas, idéias certas, encaixadas de forma clara, objetiva, quase poética… perfeita! rsrs

    as vizitas ao seu blog estao ficando cada vez mais interessntes.. parabéns… bjos

  2. Terei de discordar dessa vez… das senhoritas. Acho que nunca vi você forçar tanto num texto, caro amigo. xD
    Tanto que chegou a se embolar… deve ser a responsa de escrever sobre Machado hehehe

    Mas noutra coisa eu concordo, e concordo com louvor! “Capitu” é um dos trabalhos mais belos já feitos pra televisão. A primeira cena, em que o Bentinho e um ex-vizinho estão num trem velho da Supervia (será o Saracuruna?) com roupas de época, recitando poemas e com várias pessoas comuns, de hoje em dia mesmo, voltando pra casa é simplesmente genial. Ah, e com certeza eu já baiexei o tema da Capitu e do Bentinho hehehee
    [audio src="http://rs11.rapidshare.com/files/171925847/Beirut_-_Elephant_Gun.mp3" /]
    a quem interessar.

  3. Olá, irmãozinhos! =D

    JUJUZITA: 1) E eu concordo, Ju. Aliás, o elenco inteiro é excelente. Izabella Bicalho, a mãe de Capitu, é uma monstra, pena não estar sendo muito bem aproveitada.
    2) Aí eu já não concordo tanto, mas obrigado. xD

    DARI: hehehehehe É a única coisa que não gosto da série.

    LEONARDODMS: Como não me deixo iludir com elogios, não irei me abater com seu comentário, caro amigo. xD Pessoalmente a gente conversa. hehe Essa cena é foda demais! E obrigado pela música, mas já baixei e ouvi 500 vezes.

  4. Eu acho os trabalhos do Luis Fernando Carvalho lindos, de uma estética realmente encantadora! Porém, acho dramaticamente enfadonhos. O ritmo, as marcações e a edição não contribuem. É bonito para os olhos, mas não vejo o conteúdo sendo dirigido de forma correta. Todos os seus trabalhos, até hoje, me entediaram depois do primeiro episódio.

    O seu segundo parágrafo está impecável! Muito bom mesmo!

    Abs!

  5. ~Nossa que palvras, Jeffs! {clap clap clap}
    Mas o que me tira o fôlego mesmo é ler e conseguir mentalizar a música tema que é TÃO LINDA *.*
    Devia ter colocado o link dela .o/
    Fora o tom de narrador, foi MARA ^^

  6. VULGO DUDU: De certa forma, te entendo, Dudu. Até em Capitu mesmo, lá para o terceiro capítulo já havia me cansado um pouco daquela magnitude. Depois da mudança de fase da história, o nível caiu bastante, até ficando um pouco lento e enfadonho. Mas como um todo o saldo foi muito positivo. Mas do LFC, nada supera Lavoura Arcaica. hehe []s!

    OLÍVIA: Você por aqui! xD Obrigado, Amanda. E definitivamente, a música foi a melhor coisa da série.


Deixe um comentário

